Vila A Mais

Programa Reviver, em parceria com a Adifi, realizou exames e avaliações em empregados e terceirizados da Usina

O Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu está localizado na Av. Eng. Hildemar Leite França, 278 - Vila A.
O Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu está localizado na Av. Eng. Hildemar Leite França, 278 – Vila A.

A Divisão de Medicina do Trabalho da Itaipu Binacional, por meio do Programa Reviver, em parceria com o Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Adifi), promoveu nesta quarta-feira (13) uma atividade em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. Empregados, estagiários e terceirizados da Usina receberam orientações e puderam realizar avaliações e exames, como verificação de pressão arterial e testes de glicemia capilar.

A ação da Itaipu ocorreu na véspera do Dia Mundial do Diabetes, que acontece todo dia 14 de novembro, quando são realizadas campanhas de conscientização sobre a doença. O tema deste ano é “Diabetes e Bem-estar”.

“Esta é uma ação fundamental não apenas para quem tem diabetes saber como está o controle da doença, mas para quem não tem o diagnóstico obter informações, orientações e fazer os exames de rastreio”, explicou Denise Peres de Almeida, enfermeira da Itaipu e coordenadora do Programa Reviver.

Foi o que aconteceu com o gerente do Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Binacional, Gilvan Bubiak. “Não sou diabético, mas o exame de glicemia que realizei hoje sinalizou que estou na faixa em que posso ser considerado ‘pré-diabético’. Já obtive orientações para iniciar um acompanhamento e começar a realizar exames com uma periodicidade maior”, disse.

Marilei Mariotto, que trabalha em empresa que presta serviços à Itaipu, concorda que a ação é importante para aumentar a conscientização sobre o diabetes. “Eu tenho diabetes e sei como é importante monitorar a saúde. Chamei todos os meus colegas de trabalho para participarem. Temos que nos cuidar”, enfatizou.

Dados da campanha do Dia Mundial do Diabetes informam que 1 em cada 10 adultos tem diabetes no mundo, mas quase metade dessas pessoas ainda não foi diagnosticada. A maioria desses casos é de Diabetes tipo 2, que pode ser evitada com a adoção de um estilo de vida saudável – atividade física regular e dieta equilibrada. Por isso, a prevenção está diretamente ligada ao acesso à informação.

Sobre o Instituto Adifi

O Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu, parceiro da Itaipu nesta iniciativa, é uma instituição beneficente que desenvolve atividades para atender a população com diabetes (Diabetes Mellitus) em Foz do Iguaçu, e é referência em Educação em Diabetes no Brasil. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas no site da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (www.anad.org.br).

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *