Abertura do Natal da Itaipu 2024 foi realizada na quarta-feira (11)Programação do Gramadão havia sido adiada devido às chuvas do fim de semana. Oficinas tiveram início na quinta-feira (12)

O espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar, marcou a abertura oficial do Natal da Itaipu 2024, na última quarta-feira (11), no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu (PR). O início das festas natalinas seria no sábado (7), mas precisou ser adiado devido às fortes chuvas do fim de semana. Na quinta-feira (12), começaram as atividades na Vila Encantada, também no Gramadão.
A programação contou com a apresentação de fanfarra, acendimento da Árvore de Natal que tem 22 metros de altura, e contou ainda com a presença especial do “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila Encantada. A Cia Despertar, grupo com mais de 40 artistas, contou a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
Grandes espetáculos
O primeiro grande show de Natal foi a apresentação do Padre Reginaldo Manzotti, no domingo (8), na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Quase duas mil pessoas participaram da missa seguida de apresentação musical. O show também seria no Gramadão, mas foi transferido para a igreja, por conta da chuva. “Se Deus quis a chuva, louvado seja. É uma chuva de bençãos, regando a terra e regando os corações dos fiéis”, afirmou Reginaldo Manzotti, na ocasião.
Programação
A programação de Natal no Gramadão da Vila A segue até 5 de janeiro. De sexta a domingo serão realizados espetáculos na Concha Acústica, das 19h40 às 21h40. No último fim de semana teve show com o DJ Go On na sexta (13), Banda Fumê no sábado (14) e Coral de Itaipu e APAE domingo (15).
No dia 20, tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda acústica Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Max Carvalho e banda, e no domingo (5), Comadre Sebastiana.
Na Vila Encantada há oficinas gratuitas, Casa do Papai Noel, apresentações e arrecadação de brinquedos.
Programação para toda família
Na quinta-feira (12), começaram as oficinas de Natal, ministradas por personagens especiais. A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore ministra uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina ensinam a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino realiza pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministra a Oficina de Jardinagem.
As oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante. Com exceção desta primeira semana, que começa na quinta-feira, as oficinas serão ofertadas de forma gratuita de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. Elas são abertas ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar ao local.
Os jovens dos projetos “Um chute para o futuro”, “CAIA-Foz”, “Anjo Gabriel”, “Aprendendo a Viver” e “Associação Fraternidade Aliança”, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Outro destaque da Vila Encantada é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda, bem adequada para Foz do Iguaçu.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Redação com Assessoria