Além de abrigar a fábrica das empadinhas mais famosas de Foz do Iguaçu, a casa de 1600 m2 traz muitas outras novidades para momentos agradáveis
No despertar dos sentidos, o primeiro impacto ao chegar à nova sede da Bett’s Empadinhas é o visual: casa graciosa, porta entalhada, ampla varanda, telhado aparente e lustres coloniais. A fundadora da empresa, Elisabete Caus Bonczkosviski, a Bety, sonhava com um espaço que pudesse transmitir aconchego, acolhimento e que traduzisse as melhores memórias da casa de mãe ou de avó. O imóvel foi revitalizado para abrigar tanto a área de atendimento quanto a de produção, na esquina da avenida Garibaldi com a rua Olímpia, na região da Vila A.
Ao entrar na nova Bett´s Empadinhas, já se sente o cheiro das famosas empadinhas assando, de bolo fresco e de pão quentinho. “A Bett’s é a casa de muitos, é um lugar de celebração, de momentos felizes, de boas conversas e de saborear a nossa comida”, comenta Bety, que acompanha de perto a produção das mais de 35 mil empadinhas mensalmente, além dos bolos, salgados e doces vendidos no local.
Mais possibilidades
O boas-vindas da nova sede também fica por conta do irresistível aroma de café feito na hora, privilégio trazido pela máquina Roastelier, da Nescafé, marca ligada à Nestlé Professional. “A Bett´s Empadinhas é a única empresa do interior do Paraná a ter uma Roastelier. Iguais a essa só existem outras três em Curitiba”, atesta Márcio Andrade, coordenador de negócios de distribuição Nestlé Professional. Essa máquina tem diferentes intensidades de torra, o que intensifica o sabor. Além de consumir o café na xícara, é possível comprar o grão inteiro ou moído e até colocar nome na etiqueta, ótima opção de presente para apreciadores.
O cardápio das delícias que recheiam os balcões também foi ampliado. A famosa empadinha de frango com requeijão vem acompanhada dos outros sabores já tradicionais e das opções doces. Os bolos recheados seguem como atração na vitrine. E, agora, há linhas de sanduíches e de salgados fritos que acabam de ser lançadas. A nova casa da Bett´s também tem padaria com pães assados a todo momento e ao alcance da escolha dos clientes.
Outra novidade é o segundo andar da Bett´s Empadinhas que será aberto em breve e convida às sensações de bem-estar e convívio, por ser um espaço reservado para eventos, festas, recepções e até reuniões de trabalho. Em torno de uma grande mesa, até 15 pessoas poderão desfrutar de momentos em grupo. Também tem a sacada, com vista privilegiada e amplo espaço. Neste local, há mais um elemento da nova casa: uma sessão de chás especiais com referências que remetem à cultura oriental. Tudo emoldurado pelo teto aparente, que inseriu um charme incontestável ao espaço.
Tradição
Nos 35 anos de história, Bety prioriza os processos artesanais. As massas de bolo, por exemplo, não levam nenhuma mistura pronta. O recheio de brigadeiro é feito com o leite condensado e demais ingredientes na panela, até dar o ponto. Esse zelo no preparo já teve reconhecimento nacional: um bolo de aniversário chamado “Beijo de Moça”, vendido na Bett´s Empadinhas, ficou entre os 8 melhores no concurso “O bolo do século”, em comemoração aos 100 anos da Nestlé, no ano de 2022.
É desse cuidado que também vêm as boas avaliações tanto no Google quanto na plataforma de viagens TripAdvisor, que fizeram a Bett’s ser conhecida e frequentada por moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu. “A nova Bett´s é um presente para o nosso bairro”, destaca Patrícia Santos Gregório, cliente há anos. “Temos um local agradável, bonito e com opções maravilhosas pertinho de nós”, complementa.
A administradora do negócio, Franciele Caus Bonczkosviski, filha da Bety, conta que ainda há muitos planos para o futuro da Bett’s Empadinhas, fundamentados na vontade de proporcionar experiências sempre surpreendentes, algo que as acompanha desde o início de tudo. “Minha mãe começou a fazer salgados para vender junto com a minha avó paterna, em Curitiba, quando estava grávida de 3 meses. Minhas lembranças de infância são cheias de brincadeiras debaixo dos balcões, ou no caixa, ou conversando com os clientes e fornecedores”, relembra.
A história da Bett’s Empadinhas
Elisabete Caus Bonczkosviski, a Bety, nasceu na cidade de Rondinha (RS). O gosto pela cozinha veio pela mãe que a ensinou a cozinhar e a inspirou a testar ingredientes. Anos depois, em Curitiba, Bety e a sogra começaram a fazer salgados para vender. Viúva aos 33 anos, Bety decidiu se mudar para Foz do Iguaçu e, quando ia a festas, reparava que as empadinhas não estavam entre os salgados preferidos dos convidados.
Decidiu testar diferentes formas de produzir uma massa leve que não esfarelasse. Foi com essa receita inovadora que surgiu, em 1989, a Bett’s Empadinhas, numa garagem improvisada para funcionar como cozinha. Atualmente, tem Bett’s na Vila A, em Foz do Iguaçu, e 3 franquias: uma no centro da cidade, outra em Medianeira (PR) e outra em Ciudad del Este (Paraguai). As empadas são distribuídas, ainda, para cafeterias e lanchonetes de outras cidades do estado, como Cascavel, Umuarama, Maringá e Guarapuava.
Assessoria