Vila A Mais

Long Teng participa das reuniões do G20, em Foz do Iguaçu. Visita à usina de Itaipu foi nesta quinta-feira (3) à tarde

Na tarde desta quinta-feira (3), o diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Ferreira Delazari, e assessores da Diretoria Financeira da Binacional receberam o vice-ministro da Ciência e Tecnologia da China, Long Teng, que participa das reuniões do G20, em Foz do Iguaçu. Os visitantes ficaram impressionados com a magnitude da Usina.

A visita começou na área vip do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), onde a comitiva assistiu ao filme institucional de Itaipu. Houve troca de presentes entre o vice-ministro e o diretor jurídico. Na sequência, eles seguiram para uma visita técnica à usina, conduzida pela área de Relações Públicas.

Diretor jurídico de Itaipu recebe vice-ministro da Ciência e Tecnologia da China
Diretor jurídico de Itaipu recebe vice-ministro da Ciência e Tecnologia da China

O grupo ficou maravilhado com a grandiosidade da hidrelétrica e as ações socioambientais promovidas pela empresa, muitas delas replicadas nas usinas da China, entre elas, Três Gargantas, a maior do mundo em produção anual de energia. Em geração acumulada, Itaipu é líder mundial, com mais de 3 bilhões de megawatts-hora (MW) desde sua entrada em operação, em maio de 1984.

Os chineses visitaram as áreas internas e externas de Itaipu, passando pelo Canal da Piracema, com parada na Cota 144, na barragem principal. Depois de entrar nas chamadas “catedrais”, puderam ver o leito original do Rio Paraná. A seguir, foram para a Cota 145, onde fica a Sala de Despacho de Carga.

Visitaram ainda a Cota 139, onde fica a Sala de Controle Central (CCR), e depois a Cota 108, no Hall dos Geradores. De lá, a comitiva foi até a Cota 92, onde está o eixo da Unidade Geradora. Após passarem pela Cota 225, na Crista da Barragem, as autoridades retornaram ao CRV, onde terminou a visita à Usina.

Reuniões do G20
Desde segunda-feira (30) até esta sexta-feira (4), Foz do Iguaçu recebe a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, bloco que reúne as 20 maiores economias do planeta, além de convidados (as). O encontro é organizado pelos Ministérios de Minas e Energia (MME) e de Relações Exteriores (MRE), com apoio de Itaipu Binacional, que está trazendo o evento para a cidade. Foz é a única cidade não capital a receber uma reunião do grupo.

Além das reuniões ministeriais e eventos paralelos, Foz também é sede, nesse período, das reuniões do Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI), dois fóruns permanentes de discussão sobre transição energética.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *