Vila A Mais

Dra. Lalinne Caldas CRO 22704-PR atua em Foz do Iguaçu com modelos humanizados para crianças

Por Michelle Einsiedel, estudante de jornalismo 

Sob a supervisão de Daniela Pereira Jornalista Mtb 8120/PR

Escovar os dentes, usar fio dental, fazer um check up regular… Todas essas são recomendações que um dentista faz aos seus pacientes, mas o problema maior está na última dica, o “check up de rotina”, já que grande parte da população tem medo de ir ao dentista.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Americana de Odontologia, em relação aos adultos, 3 em cada 10 têm medo de ir ao dentista e deixam de ir às consultas por conta dessa apreensão. 

Porém, quando se trata de crianças a situação se agrava, já que se o pequeno desenvolve um medo como esse logo no início de sua vida, pode permanecer com a lembrança traumática por um tempo. É o que informou a Dra. Lalinne Caldas em uma rede social, ao perguntar aos seus seguidores se eles se lembravam da primeira ida ao dentista.

“Espero que não tenha sido uma experiência ruim ou traumatizante. Mas, sei que nem sempre a experiência foi boa. Já ouvi muitos relatos de pacientes que tiveram experiências ruins e hoje tem medo de dentista”. Conta a dentista

A Dra. Lalinne Caldas, CRO 22704-Pr, é uma cirurgiã dentista especializada em endodontia e escolheu atuar na área da odontologia que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Em seu instagram, ela desmistifica o medo por trás do atendimento infantil e compartilha as ações que faz para deixar os seus pacientes confortáveis. 

Cirurgiã dentista – Dra. Lalinne Caldas

“Minimizar as situações de estresse, brincar, cantar ou colorir contribuem com um tratamento mais tranquilo, eficaz e satisfatório em todos os sentidos”. Comenta nas redes. 

Caldas, veio morar em Foz do Iguaçu na Vila A com 2 anos, cresceu ali, estudou no Colégio Anglo Americano e depois de casada continua na região. Atualmente, além de cirurgiã, ela é mestranda e professora universitária do curso de odontologia. Mas, ela comenta que, enquanto estava na faculdade, não era adepta da área de odontopediatria e que depois de formada resolveu atuar em outras especialidades.

Para Lalinne, a mudança veio quando ela começou a estudar sobre atendimento infantil e sobre a humanização no atendimento. “Aprendi sobre humanização na odontologia, sobre o foco na prevenção e na saúde, não na doença”. Explica

Assim, depois de muito estudo, a doutora entrou nesse mundo com os pequenos e vem ajudando a tirar esse medo do dentista. Para ela, o estresse vem do desconhecido, assim construir uma relação de confiança, com diálogo seria importante para acalmar os mini pacientes.

“Explicar, conversar e acolher esse pequenos é essencial para evitar qualquer situação de trauma ou estresse tóxico”. Conta  

Um consultório diferente

Aquele espaço todo branco com luz clara demais está ficando para o passado.

A Dra. Lalinne desenvolveu a ideia de um consultório diferente: cores, estruturas abobadadas, puffs, frases como “diga xis” estão presentes para criar um ambiente descontraído e mais confortável às crianças. 

Novo consultório Dra. Lalinne Caldas

A inauguração do novo consultório está programada para o início de 2023 e o objetivo principal, segundo a mesma, é justamente ajudar a tirar o medo construído de que ir ao dentista é assustador, tornando a consulta uma experiência positiva e agradável.

Consultório com técnicas que visam ajudar o atendimento infantil

“A minha missão é proporcionar um tratamento digno e de qualidade para as crianças e suas famílias. Sem julgamentos, porque não cabe a mim, eu acolho e faço o meu melhor para ver essas crianças crescerem felizes, confiantes, com saúde e sem traumas”. Dra Lalinne Caldas