Vila A Mais

Neste domingo (6), os eleitores do Paraná participaram do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, que se encerrou às 17h. O pleito ocorreu de maneira tranquila, sem grandes incidentes, em todo o estado. Para aqueles que aguardavam nas filas, foram distribuídas senhas, garantindo o voto de todos que chegaram antes do horário limite.

Campanha contra desinformação e segurança eleitoral

Após o encerramento da votação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, elogiou a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”. Segundo ele, a iniciativa ajudou a combater a desinformação e contribuiu para reduzir o número de denúncias. “Queremos contar com o apoio da sociedade paranaense para que esse projeto de eleições pacíficas continue”, destacou o desembargador, ressaltando a importância da participação cidadã para a preservação do processo eleitoral.

Inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral

A inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) foi um dos grandes marcos dessas eleições. No Paraná, 32,3% dos mesários eram PcDs, mostrando um esforço contínuo da Justiça Eleitoral em promover acessibilidade. Pietra Silvestri, embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, que tem síndrome de Down, destacou a importância da participação de pessoas com deficiência, tanto como eleitoras quanto como mesárias e candidatas. “É uma votação séria e é importante decidir quem eleger na nossa sociedade”, disse ela.

João Victor Serra Negra Brandão, também com síndrome de Down, estreou como mesário no Colégio Decisivo, em Curitiba. Ele destacou o significado de participar de forma ativa no processo democrático.

Outro exemplo de inclusão foi o trabalho da mesária Kawane Rothenburg Kosak no Colégio Estadual Presidente Lamenha Lins. Kawane, que é surda, contou com o suporte da intérprete de Libras Marly Pessoa Sales Souza, uma das 122 intérpretes voluntárias para o pleito.

Pacto pela paz

Um destaque das eleições no Paraná foi o Pacto Eleições no Caminho da Paz, assinado por mais de 300 instituições públicas e privadas, partidos políticos e coligações. O objetivo é garantir uma eleição pacífica, igualitária e livre de desinformação e discurso de ódio.

Dados da apuração e substituição de urnas

Os eleitores podem acompanhar os resultados e as estatísticas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em termos de incidentes, entre as 26.787 urnas usadas em 4.826 locais de votação, apenas 1,43% (382 urnas) apresentaram falhas, com 176 sendo substituídas – um número menor do que nas eleições de 2022, quando 404 urnas foram trocadas. As substituições, porém, não comprometem a integridade dos votos já registrados.

Justificativa de ausência e segundo turno

Eleitores que não compareceram no primeiro turno podem justificar sua ausência até 5 de dezembro, via aplicativo e-Título, Sistema Justifica ou preenchendo o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral. O segundo turno ocorrerá normalmente, sendo uma nova eleição, sem relação direta com o comparecimento no primeiro turno.

Fonte: https://www.tre-pr.jus.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *