Desfile Cívico Militar contou com a presença marcante da Forças Armadas e dos órgãos de segurança e representou a diversidade cultural e a convivência pacífica da fronteira
Mais de quinze mil pessoas enfrentaram o clima nublado, com ameaça de chuva, para celebrar os 201 anos de Independência do Brasil nesta quinta-feira (07), em Foz do Iguaçu. A festa da soberania e da diversidade cultural aconteceu na Avenida Pedro Basso, por onde desfilaram mais de 3.500 pessoas, entre Forças Armadas e órgãos de segurança, instituições de ensino particulares municipais e do Paraguai e colégios estaduais cívico-militares.
“Foz do Iguaçu é um orgulho nacional, porque temos algo que o mundo busca, que é a convivência pacífica e fraterna entre mais de 80 etnias. Somos a porta de entrada para refugiados e respeitamos as diferenças, celebrando a nossa soberania com multiculturalidade”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.
Um dos principais destaques deste ano foi a presença das Forças Armadas, que participou com um efetivo de 700 militares, além da infantaria mecanizada. Ao todo, 44 viaturas percorreram o trajeto da avenida.
O desfile da infantaria mecanizada é a parte favorita dos desfile para a pequena Cecília Vitória, de 8 anos. “Eu venho sempre na comemoração e a parte que eu mais gosto são os veículos do Exército”, comentou a estudante, que estava acompanhada pela mãe.
As duas também aguardavam pela passagem da filha mais velha, de 12 anos, que desfilou pelo Colégio da Polícia Militar. “Sinto muito orgulho de estar aqui, fazemos de tudo para estar neste momento, e independente de qualquer coisa é muito importante celebrar essa data, porque é uma demonstração de respeito pela história do Brasil e precisamos ensinar os pequenos desde cedo a conhecer a respeitar essa trajetória”, reforçou Paula Benê.
Participações
Diversas autoridades municipais, eclesiásticas, militares, políticas e da sociedade civil prestigiaram o evento, que foi aberto com as honras militares e hasteamento das bandeiras. Ao som da banda do Exército, os Escoteiros do Brasil e Desbravadores e Aventureiros abriram o desfile.
Em seguida, desfilaram o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMEc), Capitania Fluvial do Rio Paraná (Marinha), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (Aeronáutica), Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN/ PEF I e PEF II), Centro de Socioeducação (CENSE), Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, além de 17 instituições de ensino particulares e públicas.
Nesta edição também participaram os colégios São José, Expressão, Adventista, Escola Libanesa, Dinâmica, Colégio Agrícola, Betta, San Blás (PY), Centro Educativo Manuel Ortiz Guerrero (PY) e Centro Educativo São Luiz Gonzaga (PY). Também integram as comemorações de 7 de setembro o 5º Colégio da Polícia Militar, o Núcleo Regional de Educação e os colégios estaduais cívico militares: Castelo Branco, Costa e Silva, Carmelita de Souza Dias, Ipê Roxo, Sol de Maio e Tarquínio Santos.
Assessoria