Os diretores do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e os incorporadores do DAY Medical Center definiram, nesta semana, os próximos passos da operação do Centro Cirúrgico do empreendimento, que já se encontra com 100% da parte estrutural pronta. Os responsáveis pela obra planejam, nos próximos meses, começar os serviços de acabamento para que unidades possam ser entregues aos proprietários ainda em 2023, entre elas, o complexo hospitalar que instalará um centro cirúrgico com até sete salas para cirurgias, leitos de recuperação anestésica, além ainda de suítes hospitalares.
Segundo o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, é uma unidade pensada e formatada seguindo um conceito de padrão internacional, “consolidando a qualidade de prestação de serviços oferecidos pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti, com toda a segurança necessária para nossos pacientes”, explicou o diretor.
Um dos conceitos do DAY é incentivar o turismo de saúde, que motiva o turista a viajar para fazer tratamentos médicos, cirúrgicos ou para qualquer tipo de cuidado nessa área num lugar especializado. Normalmente, esses centros são atraentes porque oferecem aos pacientes/turistas e seus acompanhantes, acesso a destinos e hospitais com procedimentos com custo-benefício e qualidade melhores que em seus lugares de origem. Este nicho de mercado, para atender o turismo de saúde, pode aumentar o tempo de permanência de visitantes do mundo todo na cidade em até 15 dias. Com isso outros setores de comércio e serviços da cidade também são beneficiados.
“Estamos muito contentes em como a obra avançou, e agora já iniciamos as tratativas para adquirir os equipamentos de ponta e todo o mobiliário que fará parte do centro cirúrgico”, destacou o superintendente, Fernando Cossa. Ele contou, ainda, que o auxílio dos incorporadores permitirá a conclusão da ala cirúrgica em pouco tempo. “Com o apoio da Incorporadora DAY Medical Center e das suas equipes de consultoria especializadas em projetos hospitalares, estudamos e criamos um dos melhores centro cirúrgicos do Brasil, que, em breve, estará instalado aqui em Foz do Iguaçu”.
Segundo ele, esse novo centro vai contribuir para a sustentabilidade financeira do HMCC, em conjunto com o plano diretor de obras, que já está em execução e vai ampliar os atendimentos de alta complexidade dentro da unidade hospitalar instalada na Vila A, em Foz do Iguaçu.
O edifício
O edifício, que terá 12 pavimentos — dez andares acima do solo e mais dois subsolos, está sendo construído no centro de Foz do Iguaçu, em uma área privilegiada, com área construída de 26.820 m2. Será composto por 80 consultórios, com três tipologias: 41m2, 56m2 e 62m2. Além dos consultórios, e do centro cirúrgico, também, possuirá espaços maiores para até 30 clínicas, centro de imagem, laboratório e lojas térreas. O DAY contará com oito elevadores, sendo três para transporte de maca, estacionamento com 143 vagas privativas e 196 vagas rotativas para clientes.
Entre as características, destacam-se vidros com proteção térmica e acústica e flexibilidade na montagem do layout das salas para atendimento a diferentes necessidades. Ainda a respeito dos conceitos construtivos, o prédio irá utilizar energia solar e da iluminação natural. Outro diferencial é que as áreas comuns do prédio estarão nos padrões da RDC-50 da Anvisa, que diz respeito às normas que os estabelecimentos de saúde precisam seguir, para assegurar a saúde e a segurança de todos.
“Diferentemente da maioria das opções disponíveis no mercado, em que salas comerciais comuns são adaptadas para o uso dos profissionais da saúde, no DAY tudo é pensado buscando o melhor, tanto para os profissionais, como para os seus pacientes”, pontuou um dos incorporadores, Sérgio Casarotto que continuou: “tudo foi pensado para oferecer o máximo de conforto para os pacientes e os profissionais da saúde que ali estiverem, como: academia, auditório, salas para reuniões, espaço gourmet, café, farmácia, banco, laboratório, portaria com controle, enfim, para que seja possível fazer tudo no mesmo local”, finalizou.
Com projeto arquitetônico de estilo contemporâneo, o DAY Medical Center terá avançados recursos tecnológicos, serviços de conveniência e áreas de lazer para proporcionar um ambiente de trabalho com características inéditas aos profissionais da saúde que nele instalarem seus consultórios e clínicas. Outro diferencial do DAY Medical Center é que o empreendimento contará ainda com a exclusividade de um jardim de cura, um dos primeiros do Paraná.
Três países, duas fronteiras e, agora, um Medical Center de padrão internacional.
Fonte e fotos: Assessoria