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Você já fez o seu planejamento estratégico? 

Curioso pensar que em meio a tantas mudanças que temos vivido o planejamento ainda seja uma ferramenta essencial. Por meio dele você coloca a identidade do seu negócio em evidência, conecta os melhores talentos e estrutura uma rota que deverá ser percorrida com disciplina para que os objetivos sejam realizados e nesse ponto precisamos dividir esse conceito em duas grandes frentes: a regra e o acaso. A regra diz respeito as diretrizes que você mesmo cria para que todos os envolvidos possam seguir e assim formar a identidade do negócio, é o seu jeito de fazer, aquilo que te diferencia do seu concorrente e faz com que a sua empresa tenha sucesso nas suas operações aqui cabe planejamento, disciplina e execução, por outro lado, temos o acaso, que são situações que você não controla mas diante de uma diretriz bem estabelecida, consegue definir como reagir a situações atípicas e inesperadas como é o caso da pandemia de covid-19, a alta do dólar, entre outras situações que impactam o seu negócio e que você pouco controla, no entanto, quando tem um plano bem definido, consegue ajustar a rota com mais naturalidade do que aqueles não possuem é como se voltasse para o foco com mais agilidade e é por esse motivo que tanto para a regra como para o acaso o planejamento estratégico tende a ser muito assertivo. 

Consultora empresarial Lays Amaral explica a importância do planejamento empresarial para 2023

Um plano proporciona direcionamento, clareza, otimização do tempo, foco e realização por isso o seu negócio não pode depender da sorte das coisas acontecerem aleatoriamente nem mesmo exclusivamente da experiência e do tempo de mercado que você possui, o jogo é dinâmico, as pessoas tem mudado muito e um plano bem feito, com regras e comportamentos bem estabelecidos, disciplina na execução e celebração dos resultados vai acelerar os seus resultados. Uma empresa sem planejamento transmite uma mensagem de desorganização e falta de profissionalismo e está na hora de rever esse cenário. A seguir serão apresentadas as 4 perguntas fundamentais que você precisa responder para dar início ao seu planejamento estratégico. 

  1. Quais foram os aprendizados do último ano? 

Fale aqui dos erros e acertos dos últimos meses, isso ajuda a compreender a realidade do momento. 

  1. Qual é o grande sonho? O que você deseja realizar nos próximos 12 meses? 

Aumentar faturamento, contratar mais colaboradores, ampliar espaço de atendimento, conquistar nova carteira de clientes, aumentar o mix de produtos, ser uma empresa reconhecida pelo grande público, estão entre os objetivos mais comuns, qual é o seu? Esse é o seu combustível, a sua motivação ao longo de todo o ano, defina um tempo para responder a essa pergunta. 

  1. Quem é a sua equipe?  Quais as competências a equipe precisam ter para vencer esse jogo?

É aqui que você desenvolve vantagem competitiva. Vocês possuem competência de vendas, de marketing, finanças, recursos humanos? Aqui é importante avaliar se a equipe possui as habilidades necessárias, se cabe treinamento técnico e comportamental, se precisa contratar e se sim, qual seria o perfil ideal. Além disso vale olhar para os processos de trabalho, as rotinas da empresa, até a forma como vocês atendem o telefone tende a influenciar nos resultados. 

  1. Quem sãos os seus concorrentes? 

Evidencie como as mudanças sociais, econômicas e políticas impactam o seu negócio. Quais as demandas do seu cliente? Aqui é importante olhar para fora.

Respondeu todas elas? 

Esse é um bom começo para encontrar a identidade do seu negócio e traçar uma rota de atuação que seja prazerosa para você e para toda a equipe. Em tempos de mudança atender o cliente não é mais o suficiente é preciso superar a expectativa daquele que em meio a tanta concorrência escolheu comprar no seu negócio, portanto, se profissionalize, crie estratégias e se prepare para fazer mais e melhor. 

Fonte: Assessoria