O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por um transtorno do neurodesenvolvimento, que compromete a comunicação e a interação social, além de desenvolver um padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Hoje já não se fala mais em “tipos” de autismo, mas em “níveis”, que vão do 1 ao 3, sendo: Nível 1 – Leve (com necessidade de pouco apoio); Nivel 2 – Moderado (necessidade moderada de apoio; e Nivel 3 – Severo (com muita necessidade de apoio).
Não é incomum vermos adultos sendo diagnosticados, isso porque pessoas com nível leve podem passar uma vida inteira sem um diagnóstico preciso e no momento em que descobrem, quando já adultas, é quando conseguem “encaixar” sua personalidade e entender as dificuldades encontradas ao longo da vida.
A informação sobre o TEA é fundamental para vivermos em comunidade, seja com crianças ou adultos dentro do espectro, e, principalmente, para conscientizarmos sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar, para que a criança não tenha o seu desenvolvimento comprometido.
Na Clínica Dialogar, temos uma equipe multidisciplinar com: psiquiatra, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e neuropsicopedagoga.
Psicóloga responsável técnica: Annie Heloise Lima Castanho CRP 08/ PJ 02876
Av. Andradina, 816 – Jardim Lancaster, Foz do Iguaçu
Contato: 45 999550278
Instagram: @dialogar_multidisciplinar