A cerimônia de abertura marcou o início de quatro dias de experiências e conexões em torno da inovação e do desenvolvimento sustentável.

Um festival vivo, onde mundos se encontram para transformar realidades. O Festival Iguassu Inova 2025 foi oficialmente aberto nesta quarta-feira (22) no Itaipu Parquetec. A cerimônia de abertura marcou o início de uma jornada de quatro dias dedicados à inovação, ciência, tecnologia, turismo e economia criativa, reunindo mentes inquietas de todo o país e da América Latina.  

A solenidade iniciou por uma saudação que destacou o propósito do evento: conectar diferentes mundos em torno de um mesmo objetivo: transformar a vida das pessoas por meio da inovação. O Festival Iguassu Inova é uma realização do Itaipu Parquetec e conta com a correalização e apoio de diversas instituições estratégicas que acreditam no potencial transformador do território.  

Durante a solenidade, subiram ao palco os diretores do Itaipu Parquetec, Yuri Benites (turismo), Eduardo de Miranda (Negócios e Empreendedorismo), Alexandre Leite (tecnologias), Clerione Herther (administrativo-financeiro) e o diretor superintendente, professor Irineu Colombo, além do diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, representando o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e representantes de instituições de ensino e empresas parceiras.  

O diretor Irineu Colombo, abriu os pronunciamentos destacando a consolidação do Festival como o maior evento de inovação e empreendedorismo da América Latina. “Nosso propósito é impulsionar novos empreendimentos, demonstrando a integração entre universidades, pesquisadores e empresas”, completou.  

Colombo também ressaltou o papel das universidades no fortalecimento do ecossistema regional. “Unimos forças com a Unioeste, Unila e IFPR, além de diversas outras instituições públicas e privadas”, disse.  

Em seguida, o diretor Carlos Carboni, destacou a importância do festival como vitrine para a ciência, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. “O Itaipu Parquetec é, em grande medida, a materialização da missão da Itaipu Binacional. Acreditamos na ciência e na pesquisa para desenvolver o território e garantir a soberania do nosso país, pois além de gerar energia limpa e renovável, a Itaipu contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai”, acrescentou.  

Encerrando a cerimônia, o público foi convidado a permanecer no local para o bate-papo com Nath Finanças, que continuou a sequência de conteúdos inspiradores que iniciaram nessa quarta e tomam conta dos próximos dias de festival.

Programação diversa e conectada

O Festival Iguassu Inova segue até sábado (25), com uma programação que celebra a criatividade e o conhecimento em seus múltiplos mundos: Latinoware; Ficiências; Summit Tour; Itaipu Parquetec e Sapiens.  

O primeiro dia teve como destaque a palestra de John “Maddog” Hall, referência mundial em software livre, e a participação de Nath Finanças, que falou sobre educação financeira de forma leve e acessível.  

Nesta quinta (23), o festival recebe o dublador Wendel Bezerra, o biólogo e divulgador científico Átila Iamarino e o criador de conteúdo Skorpion Gamer.  

Na sexta (24), sobem ao palco Lorelay Fox, Bruno Bock, Caco Barcellos e Ana Fontes, trazendo temas sobre diversidade, comunicação e empreendedorismo feminino.  

E no sábado (25), a banda Lagum encerra o evento com um show especial, celebrando a energia da inovação em alto astral.  

A programação completa está disponível em: www.festivaliguassuinova.com.br 

Local: Itaipu Parquetec (Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu.

Data: 22 a 25 de outubro

Horários: Dias 22 a 24 (quarta a sexta-feira), das 08h30 às 20h  

Dia 25 (sábado), das 10h às 22h   

Fonte: itaipuparquetec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *