Vila A Mais

O médico ortopedista, especialista em ombro, Dr. Aliomar Ferri Amaral, estará em Foz neste dia 31 para realizar consultas presenciais.

A dor no ombro aumenta no frio?
A dor no ombro aumenta no frio?

Não é mito! E por mais curioso que pareça, o ombro pode doer antes da chuva ou nos dias mais frios. O médico ortopedista, especialista em ombro, Dr. Aliomar Ferri Amaral, que atende em Bauru, SP, e Foz do Iguaçu, PR, explica que quando ocorre uma cirurgia ou até um trauma, normalmente ocorre também a fibrose, ou seja, “as cicatrizes internas que têm uma característica de um tecido mais endurecido, quando a gente compara com tecidos de músculos e ligamentos, por exemplo, assim quando a temperatura cai, a contratura faz com que os tecidos de flexibilidade normal possam se adaptar a este tipo de tensão e os tecidos cicatriciais, pela dificuldade de flexão, acabem tendo maior dificuldade de adaptação e isso gera tensões maiores e dor.”

O corpo humano tem uma temperatura interna entre 36°C e 37°C, difícil de manter quando a externa é inferior a 10°C. Quando as temperaturas caem o organismo trabalha para manter o equilíbrio térmico do corpo, e uma das maneiras é a contração muscular, que pode sobrecarregar as articulações. A baixa da temperatura também provoca a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos o que causa menos circulação sanguínea e diminui a quantidade de oxigênio bombeado. Quando a pessoa já teve fratura em algum osso ou tem alguma inflamação, ou outro problema, a dor piora.

Entre os cuidados na hora da dor, o médico indica uma compressa morna, e recomenda também que o paciente não se esqueça de se agasalhar bem para se proteger nos dias mais frios do ano. E se a dor no ombro aparecer com intensidade e persistir, é fundamental procurar atendimento especializado!

Dr. Aliomar Ferri Amaral é formado pela Faculdade de Medicina de Marília, SP, especialista em Ombro e Cotovelo pela USP, Sub Especialista em Cirurgia Via Artroscópica pela Universidade de Miami e Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Já atendeu a mais de 60 mil pacientes e já realizou mais de 6.800 cirurgias artroscópicas no ombro ao longo de seus 25 anos de Medicina, sem falar nas demais cirurgias do ombro e cotovelo. Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo na Clínica Arthron em Bauru, SP, e em Foz do Iguaçu, PR, atende na Clínica Ultra-Imagem.

Serviço:

Consultas presenciais dia 31 de maio de 2024, sexta-feira.

Agendamentos: Clínica Ultra-Imagem

Contatos: 45 3025-7376 / 45 352201177 / 45 99950-0348

Endereço: Rua Martins Pena, 244. Jardim Renato Festugato. Foz do Iguaçu – PR.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *