Vila A Mais

Todos sabemos como é sentir medo quando somos confrontados por um desconhecido ameaçador na rua, ou ficar ansioso antes de uma prova importante. A Ansiedade é uma emoção inerente à condição humana, ou seja, todos nós seres humanos experienciamos ansiedade e medo ao longo das nossas vidas.

O que muitas pessoas não sabem é o quanto que emoções como medo e ansiedade fazem parte das nossas vidas, são importantes para proteção, por exemplo, quando experienciamos medo e ansiedade estas emoções estão nos avisando de um perigo iminente. Por exemplo, ao avistar uma cachorro de grande porte vindo em sua direção, mostrando os dentes, em uma estrada deserta é muito provável que sinta medo e ansiedade e estas emoções nesta situação está te protegendo, seu corpo aciona o sistema de lutar ou fugir, isso faz com que você busque proteção de alguma maneira, se não fosse a emoção ser acionada, muito provavelmente você seria atacado.

O medo e ansiedade são emoções normais quanto comer, dormir e respirar, necessitamos deles para a nossa sobrevivência, seria perigoso eliminar o medo e ansiedade de nossas vidas.

Entretanto algumas pessoas sofrem com os transtornos de Ansiedade, os transtornos são caracterizados por medo e ansiedade na maior parte do tempo, caracterizado por sentimentos excessivos e persistentes de apreensão, preocupação, tensão, nervosismo, sobre situações cotidianas. Estes são casos onde é imprescindível buscar ajuda profissional de um psicólogo.

Atualmente fala-se muito sobre ansiedade, porém, as informações ficam confusas e distorcidas na maior parte das vezes, a ansiedade como mencionado anteriormente não é uma emoção ruim, não precisamos eliminá-la até porque isso não seria possível, enquanto você viver experienciará emoções.

Somos ensinados desde tenra infância, a cultivarmos as emoções ditas “boas” e a fugirmos das emoções “ruins”, isso faz com que as pessoas passem  boa parte da vida se não a vida toda, fugindo das emoções desconfortáveis, na maioria das vezes tornando se intolerante ao desconforto humano e natural, isso tem se tornado cada vez mais um problema, a vida humana tem dor e sofrimento, isso é natural não podemos fugir, o que nos profissionais da saúde mental estamos vendo muito em consultórios pessoas que lutam contra seu próprio corpo a todo instante. Não estou dizendo que devemos apenas aceitar nossas emoções desconfortáveis, essas emoções se olharmos para elas estão tentando nos dizer algo, por exemplo, você pode estar vivendo uma vida muito agitada, não se alimentando bem, não dormindo bem, passando por dificuldades no geral, e isso tudo se manifestar em forma de ansiedade diariamente em sua vida, no consultório iremos olhar para sua história de vida, para sua rotina, para entendermos a emoção, porque ela está ai, não é do nada, vamos entender o que a emoção está tentando te dizer.

O tratamento com a psicoterapia irá te auxiliar a entender o todo, e assim você aprende novas formas de se relacionar com suas emoções com o seu corpo, ouvindo-o e acolhendo ao invés de fugir, e passar uma vida toda baseada na fuga. O tratamento busca auxiliar no desenvolvimento de uma vida que faça sentido, uma vida valiosa.

Psicóloga responsável técnica: Annie Heloise Lima Castanho CRP 08/ PJ 02876

Av. Andradina, 816 – Jardim Lancaster, Foz do Iguaçu

Contato: 45 999550278
Instagram: @dialogar_multidisciplinar

Psicóloga responsável técnica pela Clínica Dialogar na Vila A: Annie Heloise Lima Castanho
Psicóloga responsável técnica pela Clínica Dialogar na Vila A: Annie Heloise Lima Castanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *