Mostra de culinária acontecerá às 15h40, na escola, e contará com degustação e sessão de autógrafos dos pequenos chefs de cozinha
Um projeto para estimular hábitos saudáveis de alimentação transformou os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Cândido Portinari em pequenos chefs da cozinha. Na próxima quarta-feira (01), eles lançam um caderno de receitas em uma mostra de culinária, que contará com degustação para familiares e a comunidade escolar e sessão de autógrafos. O evento acontecerá na escola, localizada na Rua Gaspar, 499, no Jardim Petrópolis, às 15h40.
A mostra lançará 56 exemplares do caderno “Minhas Receitas”, que foi escrito e decorado pelas mãos dos alunos da escola. O livrinho colorido, escrito à moda antiga, conta com oito receitas saborosas, readaptadas pelos alunos para uma versão saudável e inclusiva.
No cardápio, há torta salgada, iogurte e bolo, feitos com ingredientes naturais, sem farinha branca, leite ou glúten. Todos os pratos foram preparados por eles, com auxílio de uma profissional de gastronomia.
A mostra traz o resultado de um importante processo de reeducação alimentar promovido pelo projeto “Estimulando Hábitos Saudáveis e Promovendo Saúde”, desenvolvido desde março deste ano pelas professoras Thayane Ellen Machado da Silva e Suellen Fogaça de Oliveira.
“Implantamos esse projeto porque percebemos que as crianças não estavam comendo a merenda porque traziam de casa alimentos ultra processados, ricos em açúcar e iniciamos o projeto para a adoção de novos hábitos alimentares, mostrando que é possível ter uma alimentação de qualidade, mantendo o sabor”, comentou Thayane.
Até chegar ao caderno de receitas e ao preparo dos quitutes, os pequenos chefs também passaram por um importante processo que incluiu desde ação educativa sobre nutrição, origem do alimento, preparo e cuidados de higienização.
“Eles tiveram oportunidade de conhecer como o alimento chega à nossa mesa com uma visita à horta da Associação Madre Terra, no Remanso Grande, que produz os alimentos da merenda escolar, além de entrevistas com as merendeiras para aprenderem sobre preparo, manuseio e cuidados de higienização”, complementou Thayane.
O projeto desenvolvido na escola é um dos 62 projetos aprovados para a segunda etapa do 15º Prêmio Professor Paulo Freire, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação. O concurso seleciona e premia as melhores experiências desenvolvidas por profissionais que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Assessoria