Vila A Mais

Passeios são organizados pela Divisão de Alimentação Escolar e tem como objetivo estimular a alimentação saudável das crianças dentro e fora da escola

Alunos fazem visita à propriedade rural e conhecem o processo de cultivo dos alimentos
Alunos fazem visita à propriedade rural e conhecem o processo de cultivo dos alimentos

A Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação promoveu, nesta quinta-feira (14), uma nova visita de alunos à propriedade rural Madre Terra, que integra a Cooperativa da Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu (COAFOZ). Desta vez, o passeio foi com a turma do 3º ano da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias.

Acompanhadas das professoras e nutricionistas, as crianças conheceram todo o processo de cultivo e colheita dos alimentos que integram a merenda escolar e a importância do trabalho da agricultura familiar.

Além de estimular os hábitos saudáveis, as visitas trabalham temas como a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. “Esse passeio é uma forma de mostrar a importância do trabalho da agricultura familiar e de onde vem o alimento que eles consomem na escola, além de estimular hábitos saudáveis dentro de casa. Eles também aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente, temas que fazem parte dos projetos pedagógicos das escolas” explica a nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar, Aline Christmann.

Durante o passeio, as crianças puderam fazer o plantio de mudas e a colheita de algumas hortaliças, além de experimentar diversos alimentos, como beterraba, alface, repolho e couve. Na propriedade rural, também são produzidos almeirão, rúcula, salsinha, cebolinha, coentro e mandioca.

A primeira visita de alunos à propriedade rural aconteceu no dia 24 de agosto com a Escola Cândido Portinari e a próxima já esta agendada para o dia 28 de setembro, com estudantes da Escola Ceres De Ferrante.

Investimentos

Este ano e ano que vem, o Município vai investir até R$ 7,1 milhões na compra dos produtos, dentre frutas, verduras, legumes, itens lácteos, panificados e peixes, que serão destinados as 50 escolas, 45 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infanil), 6 Centros de Convivência Escola Bairro e 9 entidades conveniadas. O valor do contrato é 35% maior na comparação com o ano passado, quando foram investidos R$ 5,2 milhões na aquisição dos gêneros alimentícios.

A previsão da Secretaria Municipal da Educação é adquirir 900 toneladas de alimentos, sendo 12 de produtos orgânicos pelo período de 12 meses.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *