O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais. Denúncias sobre desinformação ou crimes eleitorais serão direcionadas.
A maior novidade das Eleições Municipais deste ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.
Até a manhã do dia 31 de agosto o aplicativo já havia recebido 19047 denúncias em todo o país. Só no Paraná 1162, sendo 727 para vereador e 261 para prefeito. Em Foz do Iguaçu, neste mesmo período foram registradas 30 denúncias de campanha eleitoral.
Publicada em 16 de agosto, a Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 662/2024 informa sobre a utilização do app para o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular nas eleições.
Os serviços estão disponíveis para recebimento e acompanhamento das denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral: Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM.
No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.
Outros tipos de denúncia
É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do app, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais.