Doações serão repassadas ao setor de oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Foz do Iguaçu está promovendo uma campanha de arrecadação de gelatinas, como parte das ações de conscientização do Outubro Rosa, mês de alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.
As doações de gelatinas serão repassadas ao setor de oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, que atende pessoas em tratamento de câncer.
O secretário de Assistência Social interino, André Santos, afirma que “as pessoas idosas têm uma sensibilidade muito importante para apoiar em causas como essa, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CCI”.
A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Graciele Dornelles, comenta que “a adesão dos idosos que frequentam o CCI está muito positiva. Em apenas duas semanas de divulgação, arrecadamos aproximadamente 600 caixinhas de gelatinas”.
Graciele conta que a ideia da campanha de arrecadação partiu de uma idosa. ”Começamos a divulgação nos grupos de ginástica, realizando aulas temáticas de conscientização em alusão ao Outubro Rosa. Conforme mais pessoas souberam da campanha, expandiu-se para as demais turmas”, relata.
“É o primeiro ano que fazemos essa mobilização de transformar a conscientização em gesto concreto, e todos os idosos que frequentam o espaço estão contribuindo”, comenta a professora de ginástica Bruna Keller. Por ser um alimento de fácil digestão e fonte de açúcar e proteína, a gelatina é a dieta principal de pacientes em tratamento de radioterapia e de quimioterapia.
As arrecadações seguem até final do mês no CCI. A entrega será feita por um grupo de idosas que já venceram o câncer.