Em entrevista à imprensa nesta terça, 11, o delegado esclareceu que a Polícia Civil está investigando todas as denúncias, mas alertou para que as pessoas não compartilhem Fake News.
O delegado chefe da Delegacia do Adolescente em Foz, Rodrigo Souza, recebeu a imprensa nesta terça, 11, para tranquilizar a comunidade escolar em relação à segurança nas escolas, orientar sobre como os pais devem proceder no caso de dúvidas e insegurança e alertar sobre os riscos das Fake News.
Ele informou que foram realizadas medidas de repressão a possíveis ataques aqui em Foz do Iguaçu, cumprindo mandados de busca às casas de adolescentes e que nesses mandados não foi verificada nenhuma relevância, nem veracidade das informações que foram repassadas. Ele pediu que todas as denúncias sejam repassadas às autoridades, pois todas as denúncias serão apuradas, “A gente vive uma pandemia de Fake News, uma série de eventos aí que as pessoas gostam de causar o caos e gerar pavor em toda a comunidade escolar, mas a Polícia Civil, a parte de investigação está atuando para identificar essas pessoas, junto com outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar nas escolas estaduais e a Guarda Municipal nas escolas municipais, para garantir a segurança das nossas crianças aqui em Foz do Iguaçu, e eu tenho certeza de que nada de anormal vai acontecer na nossa cidade. Podem contar com a Polícia Civil e qualquer denúncia podem enviar para os nossos canais de comunicação.” Explica.
O delegado contou que desde quando começaram a receber as denúncias, foram instauradas diversas investigações e que cumpriram na semana passada dois mandados de busca em casas de adolescentes, e que só não divulgaram na época para evitar de gerar um pânico na comunidade escolar, mas que nesta semana resolveram divulgar porque verificaram que há uma pandemia de fake News, e que é bom que a população saiba que a maioria das informações compartilhadas são mentirosas e que tudo está sendo investigado pela Polícia Civil. “Recebemos os prints com data, e já foram identificados, serão tomadas medidas cautelares para investigação, e quem continuar espalhando Fake News vai receber a visita da Polícia Civil, como esses dois adolescentes receberam. Óbvio que estamos passando por um momento complicado e a gente não pode desacreditar, toda denúncia que chegar vai ser investigada.” Pontua.
Rodrigo também pediu o apoio dos pais, para que a qualquer sinal de desvio do adolescente, que comunique a polícia. Inclusive portar armas para se defender de um possível ataque. E reforçou que qualquer denúncia será apurada, inclusive o que for Fake News, por isso é importante evitar a propagação de fake News, para não empenhar as forças policiais em informações mentirosas. E quem insistir em propagar Fake News irá receber a Polícia Civil na sua casa, porque são entre sessenta e oitenta boletins de ocorrência por dia, sendo que a maioria baseada em Fake News. “É importante saber que se chegou até você uma mensagem de possível ameaça, a Polícia Militar e a Polícia Civil já têm conhecimento e já está investigando. Na dúvida, liga pro 190 ou 197 para comunicar e se informar sobre o que você pode fazer”, enfatiza.
E em relação a ameaças com data marcada, o delegado complementou, “estou há pouco mais de um mês em Foz, pode ter certeza de que no dia 20 vai ficar tudo tranquilo, as escolas vão funcionar de maneira tranquila, pode levar os filhos para a escola, eu vou levar os meus e peço que todos os pais levem porque não vai acontecer nada.” Finaliza.