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Fábrica fundada há oito anos é referência no setor, criando peças conceituais, com funcionalidade e estampas exclusivas para serem usadas em ambiente de trabalho, as chamadas workwears

Uniformes produzidos pela Refosco, com estamparia exclusiva, vestem mais de 100 funcionários da Doceria Delalê, de Belém do Pará (PA). (Foto Divulgação)
Uniformes produzidos pela Refosco, com estamparia exclusiva, vestem mais de 100 funcionários da Doceria Delalê, de Belém do Pará (PA). (Foto Divulgação)

Uma conta rápida comprova a importância da escolha consciente dos uniformes de trabalho: essas roupas acompanham os trabalhadores cerca de 300 dias por ano. Além disso, são peças relevantes na composição da comunicação visual dos empreendimentos.

Atenta a esses fatores, a empresa Refosco Uniformes, de Toledo (PR), inova no setor de uniformes e amplia as estratégias de posicionamento no mercado. Foi a única marca de uniformes personalizados presente à maior feira de alimentação fora do lar da América Latina, a Fispal, que reuniu mais de 50 mil empresários e gestores do ramo da gastronomia em São Paulo, em junho.

A Fispal é considerada extremamente completa, porque traz desde utensílios, equipamentos e insumos até programas de computador para o setor da alimentação. Foram mais de 1.800 expositores.

O posicionamento da Refosco Uniformes ampliou a variedade de produtos e serviços oferecidos, já que, normalmente, as opções disponíveis no setor de uniformes de trabalho são peças padronizadas, em cores e tecidos convencionais. Foi aí que a paranaense Refosco Uniformes se destacou.

A proprietária da empresa, estilista Ereany Refosco, conta que se surpreendeu com a relevância que a empresa alcançou. “Nosso diferencial é fabricar peças conceituais e autorais, usando tecidos adequados a cada função exercida e estampas baseadas nas marcas dos nossos clientes”, ela destaca.

Isso despertou o interesse de centenas de representantes de empresas da área de gastronomia e hotelaria do Brasil e de outros países da América Latina. Eles perceberam, de imediato, o impacto gerado por uniformes com personalidade, conectados com as ações de branding, ou seja, com os aspectos que reforçam os valores e o propósito de uma marca.

Outro quesito importante é o esforço da Refosco Uniformes para desenvolver peças em tamanho único, ampliando a possibilidade de uso. A escolha de tecidos resistentes, com aplicações e acabamento duráveis, também contribui para que os uniformes desenvolvidos no Paraná gerem economia a longo prazo.

Segundo a empreendedora Ereany Refosco, os participantes da feira puderam comprovar, no estande, que é possível “ousar nas cores e nos modelos sem perder a discrição”. Os visitantes conheceram, ainda, variedade de modelos de uniformes de gastronomia e atestaram a qualidade dos acabamentos.

E esse diferencial vale tanto para os funcionários que têm contato direto com os clientes, nas empresas, quanto para os que atuam nos bastidores. “Vestimos a equipe inteira”, revela Ereany.

Clientes inovadores
Os 110 funcionários da Doceria Delalê, de Belém do Pará (PA), usam uniformes personalizados produzidos pela Refosco Uniformes. Eles atuam em quatro unidades e na fábrica de produção. A proprietária Letícia Belarmino de Oliveira conta que encomendou peças exclusivas tanto para a equipe de atendimento quanto para os funcionários da produção, supervisores e até motoristas.

“O ponto principal é que, primeiro, a Refosco Uniformes conheceu bem a nossa empresa para, então, desenvolver os uniformes”, relata. Para ela, a criação de uma estamparia exclusiva com base na logomarca e na decoração utilizada dentro das lojas reforça o posicionamento da marca.

A participação direta do cliente na elaboração dos projetos de uniformes é outro aspecto que distingue a Refosco. Proprietária das empresas Petit Bistrô e Petit Pâtisserie, Ketlyn Missio define essa construção conjunta como fundamental para que o uniforme atenda exatamente o que a equipe precisa, incluindo a questão estética.

A primeira encomenda foi para os quatro funcionários do pequeno bistrô recém-inaugurado na cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA). Agora já são quase 100 funcionários. A cada encomenda, um toque que enaltecesse ainda mais a identidade do negócio. “No último pedido, solicitei um colete e a Refosco Uniformes me atendeu com exclusividade”, destaca Ketlyn. A novidade, em modelo unissex, tem atraído a atenção dos clientes e até de concorrentes que perceberam a força do diferencial.

Coleções temáticas no e-commerce
Além dos uniformes exclusivos, a empresa de Toledo também expôs, na Fispal, coleções com estampas criadas para ramos da gastronomia levando em conta temas como açaí, café e pizza. A chef Mia Vasconcelos, especialista em massas, escolheu um desses para usar numa das apresentações que fez durante a feira.

As coleções temáticas compõem a nova estratégia de expansão da marca paranaense: o comércio eletrônico. São mais de 100 modelos compostos pela equipe da Refosco e que são vendidos, via e-commerce, para todo o Brasil.

A produção é fruto do trabalho criativo da empreendedora Ereany Refosco, especialista em Moda, Produto e Comunicação; com mestrado em Design e Marketing para Têxteis de Moda, na conceituada Universidade do Minho, em Portugal.

Ela desenvolve modelos exclusivos, cria coleções versáteis e coordena uma dedicada equipe multifuncional que conta com costureiros, auxiliares de costura, designers e assistente administrativo. A produção própria com têxteis de grandes indústrias nacionais alia escolhas inovadoras à expansão de um negócio que vem alcançando cada vez mais destaque.

Serviço:
Refosco Uniformes | Toledo | Paraná
Rua XV de Novembro, 917, Centro
Contato: (45) 99925-6259
Instagram: @refoscouniformes
Site: www.refoscouniformes.com.br
E-commerce: https://refoscouniformes.commercesuite.com.br

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