Vila A Mais

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está participando do Paraná Faz Ciência, que acontece até a próxima sexta-feira (11) em Maringá. Um dos projetos apresentados no evento tem o objetivo de fazer com que os jovens tenham mais empatia e compreensão em relação aos idosos. Trata-se de um simulador de idade avançada que permite a quem o utiliza sentir os desafios diários enfrentados por muitos idosos.

O projeto de extensão, unido a um projeto de ensino, foi desenvolvido pelo curso de enfermagem da Unioeste em Foz do Iguaçu, é coordenado pela professora Jossiana Wilke Faller e conta com a participação das alunas do 4º ano de enfermagem Sara Azevedo e Aline Peres.

Entre as sensações que o simulador possibilita estão os movimentos mais lentos e rígidos, a diminuição da sensibilidade tátil e a menor capacidade de sentir o toque.

“O objetivo é sensibilizar as pessoas a olharem de forma diferente para os idosos e perceberem que eles têm alterações no processo de envelhecimento que dificultam algumas atividades do dia a dia, como levantar os braços, pegar pequenos objetos, ter dificuldade de visão, redução do equilíbrio e maior risco de quedas”, explicou Jossiana.

O projeto foi desenvolvido há cerca de um ano e o simulador já está na segunda versão, aprimorando-se para que fique mais fidedigno ao processo de envelhecimento.

Jossiana lembrou que o Brasil passa por um processo de mudança demográfica e epidemiológica, com um perfil de doenças crônicas, e não mais agudas, e por isso o serviço de saúde precisa se adaptar. “É preciso sentir esse processo em primeira pessoa, para que os mais jovens tenham uma compreensão de como é a mudança durante o envelhecimento e os profissionais de saúde sintam as limitações das pessoas idosas com empatia”, reforçou a professora.

SOBRE O PARANÁ FAZ CIÊNCIA

Este é o maior evento científico do Paraná e está vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A Unioeste está presente com mais de dez projetos de pesquisa e extensão, produzidos nos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, que foram selecionados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (PROEX). O Paraná Faz Ciência acontece até o dia 11 de outubro na Universidade Estadual de Maringá.

Fonte: www.unioeste.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *