Vila A Mais

As doses estão disponíveis para jovens de 10 a 14 anos, em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Desde o início da campanha de vacinação contra a dengue em Foz do Iguaçu, em fevereiro de 2024, o município já aplicou 14.246 doses na faixa etária de 10 a 14 anos. Esse público corresponde a uma população de 19.591 pessoas aptas a receber o imunizante. Até o momento, 9.656 crianças e adolescentes (49%) receberam a primeira dose, enquanto 4.590 (47%) dos vacinados retornaram para a segunda aplicação.

A baixa adesão ao esquema completo de vacinação tem sido um dos principais desafios enfrentados pela equipe de saúde. A diferença entre os que tomaram a primeira e a segunda dose pode comprometer a eficácia da imunização, uma vez que aproximadamente 53% dos que iniciaram o ciclo vacinal ainda não o completaram. Para ampliar o acesso, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu estão com as vacinas disponíveis, priorizando o público de crianças e adolescentes.

De acordo com Érica Ferreira de Souza, Supervisora Técnica da Vigilância Epidemiológica, a dengue é uma ameaça constante à saúde pública local. “Todos os anos, Foz do Iguaçu registra um número significativo de casos de dengue, alguns com desfechos fatais. A vacinação é uma medida essencial para proteger a comunidade, ajudando a prevenir a infecção e a reduzir as complicações associadas à doença”, afirma a supervisora.

A população é incentivada a se informar sobre as datas e locais de vacinação. As informações podem ser obtidas diretamente nas 29 UBSs ou no site da prefeitura, que disponibiliza, no rodapé da página, detalhes sobre os horários de funcionamento das unidades de saúde.

Fonte: www5.pmfi.pr.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *