Vila A Mais

Maior demanda é de procedimentos ortopédicos; instituição é referência dos municípios da 9ª Regional de Saúde

Hospital Municipal realizou mais de cinco mil cirurgias no primeiro semestre de 2023
Hospital Municipal realizou mais de cinco mil cirurgias no primeiro semestre de 2023

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, administrado pela Fundação Municipal de Saúde, realizou nos primeiros seis meses do ano, 5.062 procedimentos cirúrgicos.

Os números são mais do que expressivos, pois nesse mesmo período em 2019, em momento pré-pandemia, foram realizadas um total de 1.266 cirurgias.

Das mais de cinco mil cirurgias realizadas desde janeiro, lideram a lista os procedimentos ortopédicos, com quase dois mil, e a cirurgia geral, com 1.516.

A instituição conta com seis salas cirúrgicas, onde ocorrem procedimentos 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados e 10 leitos RPA (Recuperação Pós-Anestésica), que têm como objetivo prestar cuidados da enfermagem ao paciente até a a alta autorizada pelo anestesista.

“Fizemos importantes investimentos no hospital municipal para o enfrentamento à pandemia da covid-19, com a ampliação de leitos e compra de equipamentos. Isso foi fundamental para vencermos a crise e hoje a estrutura fica como legado para um melhor atendimento à população de Foz”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.

O setor do Centro Cirúrgico (CC) e a Central de Material de Esterilização (CME) da instituição, gerenciados pela enfermeira Michele Hortelan, contam com 96 profissionais de saúde e administrativos envolvidos em toda a dinâmica dos setores, além de toda equipe médica, liderada pelo anestesista Dr. Ivan Monteiro.

Conforme declara o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. André Di Buriasco, “os números vêm ao encontro do esforço de todo uma equipe médica, técnica, assistencial e administrativa que se dedica a construir um SUS de qualidade para todos os que dele necessitam”.

Buriasco destaca também a demanda originária dos municípios da 9ª Regional de Saúde, que são atendidos em 15 especialidades das quais o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu é referenciado, além de toda peculiaridade que envolve a região trinacional.

“É de conhecimento da população o grande volume de cirurgias de emergência que recebemos no hospital, mesmo assim, em contrapartida, a equipe do setor, interligada por várias outras áreas da instituição, trabalha com os procedimentos eletivos na organização dos fluxos, com o objetivo de proporcionar cuidados ao usuário, buscando a melhora por meio de intervenção cirúrgica e oferecendo segurança e bem-estar ao nosso paciente”, complementou o diretor.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *