Evento às 16h, na Fundação Cultural, premiará alunos do 4° e 5° anos da rede municipal de ensino com jogos educativos. Obras também ganharão uma exposição no local.
A Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade (SMDRC) premia neste sábado (18), às 16h, na Fundação Cultural, as melhores produções de desenho e redação sobre combate ao racismo desenvolvidas pelos alunos do 4° e 5° ano da rede municipal de ensino. Os autores das obras receberão jogos educativos e terão as produções expostas no local.
A premiação finaliza o III Concurso de Direitos Humanos que neste ano foi feita em alusão ao Mês da Consciência Negra e teve como tema “Combater o racismo e promover a igualdade racial”. Ao todo, foram selecionados dez desenhos de alunos do 4° ano e dez redações, do 5° ano, que melhor representaram o objetivo da edição. Mais de 600 crianças participaram da seletiva.
“O concurso é uma ferramenta poderosa para tomada e transformação de consciência, que inicia na infância, e a parceria com a Unila foi fundamental para fortalecer o olhar pedagógico para o combate ao racismo e à promoção da igualdade racial nas escolas, contribuindo para a formação das crianças e consequentemente da sociedade”, expressou a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo Lima.
Ao longo do mês de outubro, as obras foram trabalhadas por professores e alunos. Antes de transportarem as percepções sobre o racismo para o papel, as crianças receberam diversas atividades temáticas nas escolas. Cerca de 200 educadores foram capacitados com o curso “Educação para as relações étnico-raciais e a promoção da justiça por meio da educação: Pensar o presente para refazer o futuro” realizado, levar o assunto para as salas de aula. A capacitação foi realizada em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Concurso
O Concurso é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e tem como objetivo desenvolver trabalhos e atividades que estimulem a reflexão dos valores, atitudes e comportamentos. Além de promover a interação social, fortalecendo o respeito à diversidade humana, as atividades visam materializar a expressão dos sentimentos na linguagem artística-plástica e escrita.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52952