Vila A Mais

O edital foi publicado nesta segunda-feira (16). As inscrições poderão ser feitas de 23 de outubro a 13 de novembro. As provas acontecerão em 21 de janeiro, em Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR)

A Itaipu Binacional abrirá um novo processo seletivo externo para admissão imediata e formação de cadastro de reserva. Há vagas para 31 cargos, de níveis médio, técnico e superior. As inscrições poderão ser feitas de 23 de outubro a 13 de novembro. As provas acontecerão em 21 de janeiro, em Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR). Os salários iniciais vão de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45. Há previsão de cotas para negros e pessoas com deficiência.  

O edital com informações detalhadas de todo o processo seletivo foi publicado nesta segunda-feira (16), nos sites da Itaipu Binacional e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade organizadora do certame. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Cebraspe. 

A Itaipu oferece ampla política de benefícios, como auxílio-alimentação, plano de previdência privada, participação nos resultados, plano de saúde médico-hospitalar e odontológico extensivo aos dependentes e auxílio-educação para os dependentes até a conclusão do nível médio – entre outros. 

A maior parte dos cargos é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também a possibilidade de atuação em Santa Helena (PR), Guaíra (PR) ou Brasília (DF). A lotação do candidato será informada quando de sua convocação para o suprimento de uma vaga, conforme a necessidade e conveniência da Itaipu.

“O processo seletivo é uma grande oportunidade para os profissionais ingressarem no quadro de funcionários da Itaipu, por meio de uma seleção democrática, inclusiva e transparente”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. “Além disso, estamos muito felizes em anunciar que podemos contar com a expertise do Cebraspe, que é uma instituição com experiência na realização de concursos públicos e que tem grande credibilidade no mercado”, ressalta.

A Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional é a entidade que gerencia a usina hidrelétrica de mesmo nome, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, países sócios do empreendimento. Foi, por décadas, a maior hidrelétrica do planeta e bateu sucessivos recordes mundiais de produção anual – o último deles em 2016, com a geração de 103,1 milhões de megawatts-hora (MWh). 

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, atualmente é a segunda maior usina em potência instalada no planeta e líder mundial na geração absoluta de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. 

Sua missão institucional é “Gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.” Em maio de 2023 a Itaipu celebrou 50 anos do tratado internacional que a constituiu. 

Admissão na Itaipu

A Itaipu adota um sistema de processo seletivo semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia se deve às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado assinado pelos governos brasileiro e paraguaio. O tratado não estabelece critérios para a contratação de empregados, mas a Itaipu implantou o processo seletivo para democratizar o ingresso na organização. O último processo seletivo aconteceu em 2019.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Assessoria

2 respostas

  1. Vai ser uma honra um dia fazer parte do quadro de funcionários dessa grande empresa.

  2. Vai ser uma honra fazer parte do quadro de funcionários dessa grande empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *