Atividades envolvem diversos públicos e incluem desde encontros técnicos até palestras e apresentações culturais
A Itaipu Binacional preparou uma grande programação para celebrar o Mês do Meio Ambiente. Ao longo de junho, comunidades de municípios da região, estudantes, educadores, catadores e empregados da usina vão participar de diversas atividades relacionadas às ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela empresa.
Segundo Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu – diretoria responsável pelas ações de meio ambiente –, as ações que serão realizadas “reforçam o compromisso da Itaipu com o meio ambiente, a sustentabilidade do território e a qualidade de vida das pessoas”.
Um dos principais eventos será a assinatura da ordem para início da obra de construção da primeira Unidade de Referência de Valorização de Resíduos Orgânicos (UVRO), em Santa Terezinha de Itaipu, na terça-feira (6). O objetivo é envolver a Associação de Catadores local e, futuramente, utilizar o composto orgânico na adubação de solos de áreas públicas. Espera-se que o projeto sirva de piloto, estimulando outros municípios a direcionarem esforços para a compostagem de resíduos orgânicos.
“Fomentar o trabalho dos catadores é o tipo de ação que traz benefícios não apenas ambientais, mas também sociais e econômicos”, disse Wilson Zonin, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu. “Também reflete o nosso alinhamento com a ONU, que, neste 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, tem como destaque as soluções para a poluição plástica”, completou.
Essa questão, em especial os microplásticos, é tema de uma cartilha que será entregue aos empregados da Itaipu no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Além do livreto com informações sobre como reduzir o uso do material no cotidiano, serão entregues kits de “compras sustentáveis”, para substituir sacolas e embalagens de plástico.
Também está prevista, para o dia 14 de junho, a palestra “Microplásticos: uma ameaça onipresente”, com a Dra. Andreia Neves Fernandes (UFRGS). Além das vagas para os empregados da usina, o público externo também poderá participar, mediante inscrição.
Outra atividade on-line com participação aberta à comunidade acontece no dia 5, quando serão apresentados os três projetos premiados no Concurso Ecoparque Itaipu. Para saber como será o futuro parque de Foz do Iguaçu, localizado ao largo do Arroio Jupira, na Vila A, basta participar do evento, no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=3njR44as_FQ).
Educação e cultura
A comemoração do Mês do Meio Ambiente começa já no dia 1º, com apresentação do Circuito Teatral de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos. Até o dia 9, sete cidades sediarão as apresentações do espetáculo “Juliana e Romão, um caso de separação”, que fala sobre coleta seletiva e reciclagem em uma linguagem divertida, para adultos e crianças.
Mais de cinco mil pessoas devem assistir às apresentações em Serranópolis do Iguaçu (1º), Medianeira (2), Missal (5), Itaipulândia (6), São Miguel do Iguaçu (7), Santa Terezinha de Itaipu (8) e Assis Chateaubriand (9).
Em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), está prevista, para o dia 5 de junho, uma ação científica de sensibilização e conscientização com alunos de 4º e 5º anos das escolas municipais do entorno do Refúgio Bela Vista. Serão quatro “estações”, com temas como dengue, importância das florestas, entendendo o plástico e os 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar).
Nos dias 3 e 5 de junho serão realizadas atividades educativas no Viveiro Florestal, com alunos do Ensino Fundamental e do curso de graduação em Engenharia Ambiental da Uniamérica.
Ao final do mês, em 22 de junho, acontece o evento “O papel do catador na Gestão de Resíduos Sólidos”, que deve reunir lideranças nacionais, estaduais e regionais em Cascavel, no auditório do Centro Universitário Univel.
Por fim, no dia 24, os empregados da Itaipu comemoram o aniversário do Refúgio Biológico Bela Vista, celebrado no dia 27, com um “arraiá” repleto de atividades, que deve ter a participação de mais de mil pessoas.
Fonte: Assessoria.