Vila A Mais

Ação de educação ambiental destaca a fauna e flora da Mata Atlântica para estudantes do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu

O mês de setembro é marcado pelo Dia da Árvore e início da primavera e o Macuco Safari proporcionou uma experiência única para 35 alunos do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu. A iniciativa teve como objetivo destacar a importância da preservação ambiental, com um passeio educacional pela exuberante fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu, sob a orientação de especialistas em biologia e meio ambiente.

A atividade ofereceu uma verdadeira aula ao ar livre, onde os alunos foram acompanhados pela equipe de biologia e condutores de trilha, aprenderam sobre a importância do bioma de Mata Atlântica e conservação de espécies nativas na manutenção dos ecossistemas que compõe a biodiversidade brasileira. “Queremos que esses jovens conheçam de perto as riquezas naturais do parque e os programas de conservação que mantemos há 36 anos”, afirmou Lucas Teixeira, gerente geral do Macuco Safari. A ação reforça o compromisso da empresa com a conservação da natureza.

O professor Antônio Osmar acompanhou o grupo de alunos da terceira série do ensino médio e declarou que a turma ficou impressionada com tanta beleza e toda a mata que cerca este passeio turístico. “Não foi só a aventura do passeio, mas o aprendizado sobre o bioma da Mata Atlântica. O aprendizado é infinito” e o professor conta que os alunos conheceram várias espécies nativas e outras que estão ameaçadas de extinção. “Esta aula de educação abiental vai ser muito importante, independente da profissão que este grupo de alunos for seguir, a educação ambiental será para a vida toda”, completa o professor.

O grupo percorreu a trilha em veículo elétrico, implementado para causar o mínimo de poluição e barulho possível, com o objetivo de proteger a fauna e flora da unidade de conservação. “Eu fiquei impressionada com a preservação e a beleza da floresta”, comentou a aluna Jaqueline Knak. “Aprendemos como as formigas convivem em harmonia com a árvore Embaúba. Algo fascinante para nós”, disse impressionado o aluno Luan Dias Spier.

O passeio incluiu trilhas pela Mata Atlântica, com paradas para observação de espécies nativas, como a palmeira juçara e a árvore Embaúba, Timbaúba, plantas epífitas, também foi falado sobre a qualidade do ar e dos rios que estão localizados dentro do parque Nacional do Iguaçu.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *