Organização de mudas nativas e limpeza nas áreas de mata ciliar aconteceram na última semana
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez uma parceria com o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) para uma limpeza no Horto Municipal, realizada na última semana.
As atividades incluíram a limpeza em áreas de mata ciliar, das trilhas internas e organização dos viveiros de mudas de espécies nativas. O intuito, conforme explicou o diretor de arborização Marcos Silva, é garantir a preservação ambiental do horto e também a prevenção de alagamentos.
“O intuito da limpeza é para que em épocas de chuva, os córregos e nascentes existentes dentro do horto não transbordem e causem alagamentos à população que vive na região do Morenitas”, explicou.
Por ser uma área de proteção ambiental, com 13 hectares e estar localizado dentro da floresta com vegetação típica da Mata Atlântica, com plantas nativas e exóticas, o trabalho de limpeza e as ações de prevenção precisam de parcerias como essa. “O Exército é sempre parceiro quando solicitado para as ações do Município. A intenção é estreitar ainda mais essa parceria para outras atividades”, afirmou o diretor de arborização.
História
Com 46 anos de existência, o Horto Municipal – localizado na Vila Boa Esperança – recebeu uma ampla reforma em 2021, e conta hoje com uma nova estufa, trilhas sensoriais, cisternas para captação da água da chuva, sala administrativa, recepção e refeitório para os funcionários.
Existem, em média, 5 mil mudas de plantas nos viveiros aptos ao plantio imediato, além das outras que ficam na estufa e em outros canteiros em fase de crescimento, além de mudas que são produzidas pela equipe própria. Entre elas algumas se destacam, como ipê-roxo, araçá-amarelo, oiti, cedro, pitangueira, capixingui, extremosa, entre outras.
Doações
O Horto também concentra o recebimento de mudas advindas de compensação de licenças ambientais (o recebimento se dá por agendamento pelo telefone: 3521-9510). A população também poder buscar doações de mudas, nas terças e quintas-feiras, das 8h30 às 13h30. O interessado assinará um termo de responsabilidade de plantio e cuidado com as mudas e a doação será registrada no sistema da secretaria de meio ambiente.
Assessoria