Vila A Mais

Monitoramento das câmeras do bairro para melhorar o deslocamento das viaturas durante o atendimento às ocorrências, cisterna para armazenar a água utilizada para lavar os veículos, e aquecimento solar já fazem parte da construção da nova Sede do Comando do 9º Grupamento de Bombeiros que compreende 11 municípios na região Oeste do Paraná, e está localizada na Vila A.

Daniela Pereira

Nova Sede do Comando do 9º Grupamento de Bombeiros na Vila A busca integrar um quartel inteligente ao bairro inteligente
Nova Sede do Comando do 9º Grupamento de Bombeiros na Vila A busca integrar um quartel inteligente ao bairro inteligente

O 1º tenente QOBM Giovane Fontes Valenga, oficial adjunto da Comunicação Social do 9ºGBO, recebeu o Vila A Mais e mostrou a nova construção que custou R$ 26 milhões de reais. Um investimento do Governo do Estado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O espaço conta com 5.849,51 m2 de área construída e abrigará toda a logística e coordenação do atendimento de emergências do Corpo de Bombeiros 9oGB.

Estrutura e logística

A estrutura da nova Sede foi construída um pouco acima do Posto de Bombeiros da Vila A, entre o Centro Executivo e o Colégio Anglo Americano, uma localização estratégica, como explica o tenente Valenga: “A localização permite uma resposta rápida no atendimento às ocorrências, uma vez que estando na Av. Paraná temos acesso à Av. Silvio Américo Sasdeli e Av. Araucária, facilitando assim nosso deslocamentos para eventuais sinistros na região da Vila C, Três Lagoas e na própria região da Vila A”, pontua.

Inicialmente a proposta era ampliar as estruturas existentes do Posto de Bombeiros da Vila “A”, como os serviços de manutenção e reposição do SIATE, almoxarifados, rampas de lavagem, desinfecção e mecânica para o reparo de viaturas, além de concentrar todo o Estado Maior bem como a Central de Operações, médico e Oficial de Serviço que migrarão para operacionalizar dentro do novo quartel. “Desta forma, o Comando do 9o GB pretende que a nova estrutura represente melhoria nas condições de atendimento ao público e do trabalho dos homens e mulheres que compõem a Corporação”. Complementa. A obra teve início em março de 2021 e a previsão é de que seja entregue no segundo trimestre deste ano.

Comunidade

Os serviços à comunidade, como atendimento ao público e análise de projetos e vistorias, ficarão todos concentrados na entrada da sede, que conta com salas de aula que podem vir a ser utilizadas para projetos sociais, além de um auditório que também pode vir a ser utilizado pela comunidade, a partir da solicitação realizada pela Associação de Moradores e a aprovação do comando. “Além da resposta rápida às demandas da região, um quartel imponente dentro da comunidade gera o sentimento de que o cidadão está protegido pelo estado”. Finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *