Era pouco mais de 9h30 de segunda-feira, dia 28, quando o primeiro grupo de pacientes em tratamento oncológico no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) desembarcou no mirante do Parque Nacional do Iguaçu. Logo na chegada, a emoção já tomou conta das dez pacientes e seus acompanhantes, que tiraram a manhã para um passeio às Cataratas. Outros dois grupos visitaram na terça e quarta, 29 e 30, respectivamente.
A ideia da ação partiu da guia de turismo Vera Lúcia Swiderski, que participa da Liga de Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), que conversou com a Comissão de Humanização do HMCC para que, junto com os parceiros, pudesse realizar. Vera já foi diagnosticada com câncer de mama e há 15 anos finalizou seu tratamento. “A ideia foi pensar numa manhã diferente para todas elas, que estão enfrentando uma batalha difícil. Queria lembrar a todas para não desistirem e aproveitarem a vida, pois ela é maravilhosa”, comentou.
As 30 pacientes que tiveram a oportunidade do passeio estão em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou medicamentosa, e foram autorizadas pela equipe médica. Algumas foram diagnosticadas com câncer de mama e outras tiveram outro diagnóstico. Além das pacientes e seus acompanhantes, equipes do hospital também participaram.
As visitas iniciaram com café da manhã em hotéis da cidade – Continental Inn, Viale Cataratas e JL Hotel by Bourbon. Depois, foi hora de fazer a trilha das Cataratas. O percurso foi acompanhado por guias que tiraram dúvidas e contaram curiosidades sobre o atrativo. Para finalizar, o restaurante Porto Canoas, às margens do Rio Iguaçu, recebeu a todos para um saboroso almoço.
“Eu me senti importante e que sou vencedora. Foi especial o carinho e atenção de todos no passeio e diante do cenário lindo, eu me senti feliz e leve. A gratidão que sinto por todos é inexplicável. Sigo na batalha, mas sei que vocês estão na minha torcida”, contou Michelly Gomes da Silva, que esteve acompanhada do esposo, Nelson Alexis.
Coordenadora da Comissão de Humanização, Daniele Trintinália destacou a importância de atividades como essa. “A gente precisa às vezes lembrar os nossos pacientes que há uma vida para se viver enquanto enfrenta uma batalha como essa. Não é fácil, sabemos disso, mas não podemos nos desanimar. Uma visita como essa contribu para o tratamento de todas”, falou.
O passeio foi uma parceria do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Urbia+Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio, Macuco Safari, Naipi Travel, Liga Independente dos Guias de Foz do Iguaçu (Liguia) e os hotéis Continental Inn, Viale Cataratas e JL Hotel by Bourbon.
Assessoria