Gravidez e fertilidade: Por que é hora de pensar no assunto?
Um em cada seis adultos no mundo é afetado pela infertilidade.
Pode parecer uma taxa assustadora, mas é a realidade, baseada em um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), com dados coletados entre 1990 e 2021, em 133 estudos.
A infertilidade aumenta ano a ano e o estudo divulgado pela OMS quer que mais pessoas tenham consciência do problema, pois muitas vezes o casal é tentante por mais de 12 meses e ainda não se deu conta de que precisa de ajuda.
As causas da infertilidade podem ser diversas: Obesidade, tabagismo, consumo de álcool excessivo, uso de anabolizantes, poluição do nosso ambiente, estresse, infecções, alterações no aparelho reprodutor, tudo isso afeta a qualidade e a quantidade de gametas.
É preciso entender que a infertilidade é um fator do casal, não só da mulher! Se você está tentando e a gravidez não acontece, quem vai te ajudar na investigação dos fatores de infertilidade, será o médico especialista em reprodução humana. Não procurar o especialista adequado pode prejudicar as suas chances de sucesso nas tentativas em ser mãe no futuro, nos tratamentos futuros. Então se estiver passando por isso busque ajuda! Em casais com menos de 35 anos, é indicado investigação a partir de um ano de tentativa, entre 36-39 anos a partir de 6 meses e a partir de 40 anos, 3 meses.
Os tratamentos, cirurgias minimamente invasivas quando necessárias, amplas pesquisas acerca do assunto capacitam cada vez mais os especialistas em Reprodução Humana.
A medicina tem evoluído muito, em parceria com as novas tecnologias, muitas coisas se tornam possíveis, se tornar mãe em condições que há alguns anos não seriam possíveis, é uma delas.
Dra. Alyssa M. Françozo Miranda
Especialista em Reprodução Humana-RQE 28316
Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva.
Ginecologista e Obstetra
CRM42479|RQE 25870
Diretora de comunicação da AMCR-Associação Mulher Ciência e Reprodução Humana do Brasil