Formação direcionada a professores e professoras dos quartos e quintos anos visa prepará-los para a aplicação do III Concurso de Desenho e Redação sobre Direitos Humanos
Cerca de 200 professoras e professores dos quartos e quintos anos da rede municipal participaram nesta terça (19) e quinta-feira (21), na Fundação Cultural, de uma formação em “Educação para as relações étnico -raciais e a promoção da justiça por meio da educação: Pensar o presente para refazer o futuro”. O curso visa prepará-los para a aplicação do III Concurso de Desenho e Produção de Texto sobre Direitos Humanos, que neste ano tem como tema “Combater o racismo e promover a igualdade racial”.
A formação é uma parceria entre as Secretarias de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e de Educação e a Unila e conta com o apoio da Fundação Cultural.
“Essa é uma parceria fundamental que fortalece o olhar pedagógico para o combate ao racismo e à promoção da igualdade racial nas escolas, contribuindo para a formação das crianças e consequentemente da sociedade”, expressou a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo Lima.
Conforme o regulamento do concurso, a capacitação dos profissionais da educação é a primeira etapa da seletiva. Após a preparação específica para o tema, as professoras devem trabalhar a temática nas salas de aula até o dia 27 de outubro, com a entrega dos trabalhos no dia 31 do mesmo mês.
O 4° ano deve trabalhar a temática através da confecção de desenhos e o 5° ano, com o desenvolvimento de uma redação. Serão escolhidos os 10 desenhos e as 10 redações que mais traduzem a intenção do concurso.
As produções escolhidas serão premiadas no dia 18 de novembro e integrarão a programação do Mês da Consciência Negra.
Concurso
O Concurso de Direitos Humanos é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e tem como objetivo desenvolver trabalhos e atividades que estimulem a reflexão dos valores, atitudes e comportamentos, promovendo a interação social, fortalecendo o respeito à diversidade humana, à solidariedade, à união e à expressão dos sentimentos na linguagem artística-plástica e escrita, que levarão os participantes a desenvolver valores relativos à qualidade de vida de todos os seres e do planeta.
Assessoria