Vila A Mais

O novo diretor-geral brasileiro assume compromisso com a continuidade das obras em andamento e com a conclusão da obra da sede da Universidade Federal Latino-Americana

Por: Daniela Pereira

Presidente Lula anuncia reconstrução da UNILA durante posse de Enio Verri na Itaipu Binacional.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16, a cerimônia de posse do novo diretor-geral do lado brasileiro da Itaipu Binacional, o economista Enio Verri.

Participaram da cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, o ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira, o prefeito Chico Brasileiro, entre outras autoridades.

O presidente Lula anunciou durante discurso, a reconstrução da UNILA, cuja obra foi iniciada em 2010 e interrompida em 2015.

No discurso de posse, Enio Verri assumiu o compromisso com as causas sociais, fomento à tecnologia, continuidade das obras em andamento e conclusão da sede da Universidade Federal Latino-Americana, além da renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade da hidrelétrica.

Presidente Lula anuncia reconstrução da UNILA durante posse de Enio Verri na Itaipu Binacional.

Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional. Os detalhes sobre a solenidade oficial de posse serão anunciados em breve.

Nascido em Maringá (PR), Enio Verri, 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, onde foi admitido em 1997.

O novo diretor tem ampla experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Na Prefeitura de Maringá, foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).

De volta ao Paraná, foi eleito deputado estadual e acabou convidado para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento, onde ficou até 2010. Foi reeleito deputado estadual para o mandato 2011 a 2014, ano em que conquistou a vaga para a Câmara Federal, pela primeira vez. Foi reeleito deputado federal em 2018 e 2022.

Na Câmara, Enio Verri foi membro titular da Comissão de Finanças e Tributação, entre outras comissões temporárias ou permanentes. Mais recentemente, integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.

Verri é casado com Neusa Aparecida Barbi, com quem tem um filho, Francisco. O novo diretor-geral brasileiro é avô de João Miguel.

Presidente Lula anuncia reconstrução da UNILA durante posse de Enio Verri na Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *