Estrutura atenderá aos dois convênios firmados pela Associação Maestro da Bola com a Itaipu: um voltado para crianças e adolescentes e outro para o público PCD
A Associação Maestro da Bola, que tem como embaixador o ex-jogador de futebol e pentacampeão mundial Ricardo Luís Pozzi Rodrigues, o Ricardinho, inaugurou nesta quinta-feira (2) a nova sede em Foz do Iguaçu (PR). Localizado no bairro Vila A, próximo à quadra de esportes do Xororó, o imóvel pertence à Itaipu Binacional e foi cedido em regime de comodato, por cinco anos. Como contrapartida, a entidade investiu cerca de R$ 150 mil na reforma e adaptação do local.
A nova estrutura vai atender aos dois convênios firmados pela Associação Maestro da Bola com a Itaipu: o primeiro, em vigor desde 2018, beneficia cerca de mil crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, de Foz do Iguaçu e de outros seis municípios: Ramilândia, Diamante D’Oeste, Guaíra, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste e Mundo Novo (MS).
O segundo, assinado no final do ano passado, é voltado para pessoas com deficiência (PCD) e já conta com quase 300 inscritos, com meta de alcançar até 600 participantes. Em ambos os casos, o objetivo é promover a cidadania e a inclusão social por meio do esporte.
Ao final da cerimônia, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, foi homenageado pela associação com uma camiseta com dedicatórias assinadas por jovens e profissionais que atuam no Maestro da Bola. “A entrega desta casa é um símbolo de um trabalho gigantesco de mudança de vida das pessoas, proporcionado pelo projeto. Eu espero que esse trabalho possa crescer e ser multiplicado”, afirmou o diretor-geral.
Ricardinho fez um histórico do Maestro da Bola, que completou sete anos nesta quinta-feira, lembrando que a ideia inicial era atender a 200 crianças de Curitiba. “Queríamos devolver à sociedade um pouco daquilo que o futebol me deu por quase 20 anos. A verdade é que, com o passar do tempo, não só a gente passou desse número, como o Maestro da Bola me dá muito mais do que eu possa dar a ele.”
O craque também falou de sua relação antiga com Foz do Iguaçu, onde jogou torneios de futebol de salão quando criança, e do apoio de Itaipu ao projeto. “Aqui em Foz do Iguaçu, o projeto não poderia ter o tamanho que tem se não fosse Itaipu. Itaipu é essencial. Por isso, nós estamos podendo potencializar e criar uma estrutura para que o projeto seja de excelência”, agradeceu.
Também participaram da inauguração a presidente da Associação Maestro da Bola, Rosely Pozzi Rodrigues, e a coordenadora dos projetos, Renata Pozzi Rodrigues (mãe e irmã do ex-jogador); o superintendente de Responsabilidade Social da Itaipu, Eduardo Scirea, além de educadores, participantes e empregados da Itaipu envolvidos na iniciativa.
Nova sede
O diretor técnico do projeto para PCDs, Guto Mazine, explicou que a nova sede vai concentrar não só a parte administrativa do Maestro da Bola, como fará atendimentos, avaliações, inscrições e encaminhamentos, quando necessário. Uma equipe multidisciplinar – formada por técnicos esportivos, psicóloga, pedagogo e assistente social, além de coordenadores e estagiários – estará disponível. “Essa nova sede é um presente não só para os funcionários do Maestro, mas para a comunidade em geral.”
Para Jorge Luiz de Sousa, 30 anos, participante da equipe de basquetebol com cadeira de rodas, a estrutura multidisciplinar do Maestro da Bola é fundamental. “Para mim está sendo maravilhoso. É um projeto que nos ajuda muito, não só no esporte, mas em outras áreas”, disse.
“Ajuda desde a parte psicológica, de nutrição, questão médica, em tudo que a gente precisa. Acho que a nova sede será o primeiro passo para uma evolução ainda maior do projeto”, complementou Jonathan Siqueira, 29, que tem deficiência na coluna e treina com a equipe de cadeira de rodas.
Sobre a Associação
A Associação Maestro da Bola foi criada em 2017, em Curitiba, com o objetivo de dar oportunidade e incluir desportivamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência e que precisam de inclusão. Atualmente, no total, o projeto atende cerca 3 mil crianças no Paraná e no Mato Grosso do Sul e 682 pessoas com deficiência.
Os interessados poderão entrar em contato por e-mail (contato@projetomaestrodabola.com.br) ou deixar recado nas páginas do projeto no Instagram ou Facebook (@projetomaestrodabolaricardinho). Mais informações no site do projeto (https://www.projetomaestrodabola.com.br/).