Vila A Mais

Simulações acontecerão a partir das 13h30, no Colégio Agrícola – CEEP Manoel Moreira Pena

Servidores da educação concluem curso de formação de brigadistas com simulação de incêndio na próxima terça-feira (26)
Servidores da educação concluem curso de formação de brigadistas com simulação de incêndio na próxima terça-feira (26)

Os servidores da educação das redes municipal e estadual de ensino de Foz do Iguaçu participam na próxima terça-feira (26), a partir das 13h30, no Colégio Agrícola – CEEP Manoel Moreira Pena, de uma simulação de incêndio, incluindo primeiros socorros e plano de abandono escolar.

A atividade integra a parte prática do curso de formação do Programa Brigadas Escolares, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu em parceria com o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu.

O treinamento será conduzido pelo cabo Romualdo Ramos Rosa e pelo soldado Tiago Estevam do Corpo de Bombeiros. A atividade será monitorada pelos profissionais e ao final contará com a avaliação sobre o desempenho, com o apontamento das melhorias a serem adotadas pelos servidores para o aperfeiçoamento das técnicas de combate a incêndio.

Desde o dia 11/09, cerca de 350 profissionais da educação, entre professores, secretários de escolas e agentes de apoio participam de aulas teóricas e práticas voltadas à capacitação para atuar em situações de emergência e riscos nas escolas municipais e estaduais e Cmeis (Centros de Educação Infantil).

“A Brigada Escolar nesse ano é um Termo de Colaboração entre o Estado e Município. Os cursistas fizeram o EAD na plataforma da Defesa Civil do Paraná e os aprovados estão fazendo a etapa presencial onde fazem treinamento de primeiros socorros e combate ao princípio de incêndio”, explicou Cássia da Silva Gonçalves, chefe da Divisão de Estrutura e Funcionamento da SMED.

O conhecimento também é replicado duas vezes ao ano aos alunos da escola, com simulações de abandono escolar em situações de emergência.

A programação encerra na próxima quarta-feira (27), no Colégio Agrícola, um dia após as simulações de incêndio, com a oficina “Segurança no Ambiente Escolar”, ministrada pelo Capitão Silveira, da Polícia Militar.

Brigadas Escolares

O Programa Brigadas Escolares foi criado pelo Decreto Estadual n.º 4.837, de 04 de junho de 2012, e institucionalizado pela Lei Estadual n.º 18.424, de 08 de janeiro de 2015, alterada pela Lei n.º 20.863, de 07 de dezembro de 2021.

A iniciativa tem como base a Lei Lucas (13.722/18), que obriga as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O Programa Brigadas Escolares visa promover a conscientização e a capacitação da comunidade escolar do Estado para o enfrentamento de eventos danosos, naturais ou antropogênicos, bem como o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas.

Criado em 2015, a lei foi atualizada em 2021 com a inclusão das redes municipais de ensino e Foz do Iguaçu se tornou a primeira cidade dentro da área com 11 municípios atendida pelo 9º Grupamento de Bombeiros, a aderir ao programa.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *