As crianças e adultos que visitarem o Eco Park podem conhecer bem de pertinho a rotina do Lucius, uma coruja da espécie mocho-diabo que chegou à unidade após ser resgatada em situação de maus-tratos.
Sem poder voltar para a natureza por causa de uma lesão na asa, Lucius recebe cuidados especiais da equipe multidisciplinar do Eco Park.
Dentro da rotina diária, Lucius pratica voos curtos e através das técnicas de falcoaria é estimulado a caçar, mantendo sua biologia de ave predadora.
A coruja me contou
Como o propósito do Eco Park é conectar adultos e crianças à natureza, durante todo o mês de julho, os visitantes podem ver o Lucius dentro da oficina: “O que a Coruja me contou!”, preparada pela equipe de Educação Ambiental.
Na atividade, os visitantes conhecem a história dessa ave repleta de misticismo, amada por uns e temida por outros. Também acompanham a demonstração de pesagem, salto e alimentação. Ao final, confeccionam sua própria máscara de coruja e levam de lembrança.
A oficina é realizada todos os dias em dois horários: Às 9h20 e às 14h20.
A carioca Isabel Braga ficou impressionada com a apresentação e, claro, fez questão de tirar uma foto ao lado do Lucius. “Foi um momento de muito aprendizado. Muito bom”, disse.
O pequeno Benjamin Zangali, de seis anos, veio de Curitiba acompanhado dos pais. “Ele está encantado. Primeira vez em Foz e primeira vez também num ambiente de tanta conexão com os animais”, disse a mãe Francine.
Nos finais de semana
Nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo) além da oficina da Coruja, terá uma atividade sobre enriquecimento ambiental: “Meu presente para o meu amigo animal!’’.
Os próprios participantes vão confeccionar materiais para enriquecer a forma como os alimentos são apresentados aos animais. E, claro, alimentá-los. Entre eles, os coelhos, as cabras e os porquinhos da Índia.
No último final de semana das férias, a programação será intensificada. Na sexta-feira (26) terá a oficina sobre Nutrição Animal: “Quem come o quê?’’. A proposta é mostrar as diferenças e as necessidades alimentares de cada espécie. Depois, as crianças vão preparar os alimentos e acompanhar a distribuição realizada pelo cuidador.
Nos dias 27 e 28, o tema será: “Quem Pintou a Onça Pintada?’’. Desenvolvida em parceria com o projeto Onças do Iguaçu, serão distribuídos desenhos de onças e cada participante personalizará a sua. Os desenhos serão recolhidos e expostos em novembro, em comemoração ao Dia da Onça.
Valor
Para participar das atividades basta adquirir o ingresso do Eco Park. Iguaçuenses pagam R$ 15. Crianças até seis anos tem entrada gratuita.
Já moradores dos municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu e ao Lago de Itaipu têm descontos especiais.
O Eco Park está localizado ao lado do Complexo Dreams Park Show na Rodovia das Cataratas, a menos de cinco minutos da entrada do Parque Nacional. Funciona diariamente das 9h às 17h.
Além da programação especial de Férias é possível acompanhar a apresentação do Cavalo Crioulo e das Aves de Rapina, também visitar o aviário Imersão das Aves.
Mais informações no site www.dreamsecopark.com.br