A programação conta com mais de 15 atrações artísticas, envolvendo apresentações musicais, danças, teatro e exposições em dois dias de evento
A América Latina estará em festa nesta quinta (3) e sexta-feira (4) e o endereço será a unidade Jardim Universitário da UNILA, com muita programação cultural e atividades diversas como a feira gastronômica e a agroecológica, totalmente abertas ao público. O Festival de Culturas da UNILA (FeCult) está em sua quarta edição e vem se consolidando como um espaço democrático de encontro com a arte e a diversidade cultural para a cidade, contando com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
A programação é diversa, representando várias nuances artísticas de um continente multicultural por natureza. No dia 3 (quinta), a programação tem início a partir das 16 horas, na Sala C-202-5, voltada para a produção audiovisual com o Cine Comunitário, que traz o tema “Outros mundos possíveis a partir da visão das mulheres”, seguido do Cine Club Nuestra Sala e abertura da Feira Agroecológica. Às 17h20, será a vez de acompanhar diversas programações artísticas como Ação e Atitude: A revanche da poesia marginal latino-americana, Concerto de Violão, Duo Flauta, Raíces Trio, entre outras, finalizando a noite com Herencia Latina Show.
Já no dia 4 (sexta), também às 16 horas, a programação terá início com atividades de dança: Baile Andino e Baile Latino e outras atrações, seguidas de apresentações musicais como Roda de Chorinho, Misturazz, Roda de Côco com Piseiras de Embaúba e muito mais. Toda a programação cultural foi selecionada por meio de edital da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com objetivo de valorizar propostas de produções artísticas realizadas por discentes de graduação, levando em conta uma série de critérios, entre os quais: qualidade artística, relevância estética e originalidade, e contribuição para o intercâmbio cultural entre os países da América Latina.
Para o pró-reitor de Extensão, Rogério Motta Moreira, o FeCult é um espaço de encontros, de trocas, de reflexão sobre a diversidade cultural da UNILA, e atividades como essa permitem o diálogo e a construção de políticas e fomentos para a cultura. “É a nossa forma de colocar em destaque uma das nossas maiores riquezas, a nossa diversidade cultural. No pensar a América Latina que sonhamos, é preciso vivenciar nossa diversidade, pois é nela que encontramos nossas origens, nossa sustentação, nossas identidades, e também é nela que projetamos nossos sonhos, desejos e anseios”, comenta.
Veja a programação completa:
Dia 3 (quinta)
Local: Sala C-202-5
16h – Cine Comunitário. Outros mundos possíveis a partir da visão das mulheres – Jennifer Andrea Rodriguez Henao
16h40 – Letícia Abrão Ferreira – El Cine Club Nuestra Sala
Feira Agroecológica
Local: Palco
17h20 – Ação e atitude – A revanche da poesia marginal Latino-americana – Douglas de Oliveira Ferreira
18h – Camilo Andrés – Guitarra
18h40 – Jaime André Schlogel – Música Solo – Concerto de violão popular
19h20 – Aura Alejandra – duo Flauta
20h – Raices Trio – Gabriel Brusso
20h40 – Irresoluto – Projeção
20h50 – Herencia Latina Show – Darnel Daniel Ruiz Egea
Dia 4 (sexta)
Local: Palco
16h – Conociendo Culturas – Eliza Huruchi Pinedo – Dança
16h40 – Mireliz Janeth C. Huamani – Baile Andino – Potolos
17h20 – Bixa da Kitinet – Raul Sebastian Sotelo Martinez
18h – Baile Latino – Integração pela Dança – Valjova Saavedra Roman
18h40 – Juan Duo Musical
19h20 – Folklor, tradicion y Cultura – Micaela Isabel Laruta Mamani
20h – Roda de Chorinho – Felipe
20h30 – Misturazz – Eduardo Matin Rozengurt – Música
21h20 – Roda de Côco com Piseiras de Embaúba – Yuri José Ontiveros E. Santos
Feira Agroecológica