Vila A Mais
UNIOESTE recebe pesquisadora ucraniana em Foz
UNIOESTE recebe pesquisadora ucraniana em Foz

Em 15 de agosto de 2023, a UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu, recebeu a pesquisadora ucraniana, Mariia Ilina. Sua vinda é resultado de uma iniciativa da Fundação Araucária, intitulada “Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos”, que visa promover a colaboração internacional e fortalecer os laços científicos entre a Ucrânia e o estado do Paraná.
O propósito dessa ação é proporcionar apoio e acolhimento a pesquisadores ucranianos, para que possam contribuir com os Programas de Pós-Graduação no Paraná. A iniciativa não apenas visa enriquecer o ambiente acadêmico local, mas também estabelecer as bases para futuras colaborações que impulsionem a ciência e a inovação, em parceria com o Paraná, com o objetivo de contribuir para a reconstrução e fortalecimento da economia ucraniana.
O Programa já recebeu 18 pesquisadores no Paraná. Além da UNIOESTE eles estão distribuídos nas seguintes universidades: UENP, UEL, PUC, UTFPR – Medianeira, Unicentro, Unila, UEPG, IFPR e UEM. Este edital é de fluxo contínuo, possui 50 bolsas no total disponíveis e tem como prioridade apoiar financeiramente as Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs) paranaenses na acolhida de pesquisadores ucranianos para atuar na Pós-graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados).
Para o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, “Esses pesquisadores têm tanto para contribuir com a ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado. O foco desta iniciativa é humanitário e também priorizamos a promoção da integração dos cientistas na comunidade paranaense e auxílio na internacionalização da universidades”,
No caso específico da Unioeste, a pesquisadora Mariia Ilina será integrada ao Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteira (PPGSCF).
A recepção contou com a presença do coordenador do PPGSCF, o Prof. Dr. Fabio Lopes Alves, do Prof. Dr. Rafael Mattiello, da Assessoria de Relações Internacionais da Unioeste. A pesquisadora receberá o apoio de Hevelyn Ghizzi, encarregada de orientar e acompanhar pesquisadora nos primeiros meses de sua estada em Foz bem como atuar como tradutora.
Também estiveram presentes à recepção os pesquisadores ucranianos Profa. Dra. Yuliia Felenchak e Prof. Dr. Andrii Holod, que já estão estabelecidos no campus da Unioeste de Foz do Iguaçu.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *