Com opções de visitas guiadas, autoguiadas e técnicas, professores, educadores e instituições escolares passam a agendar visitas educacionais diretamente no site do Parque das Aves
Com a volta às aulas, muitas instituições de ensino já estão a todo vapor pensando na programação do segundo semestre de 2023. Assim, para facilitar o trabalho das escolas, o Parque das Aves acaba de aperfeiçoar o agendamento, que agora deve ser solicitado diretamente pelo site www.parquedasaves.com.br, na aba “Visite”, “Visitas Educacionais”.
“A ideia é que seja ainda mais fácil agendar uma visita escolar, para que estudantes de escolas públicas e privadas possam vir ao Parque das Aves viver uma experiência enriquecedora em meio à Mata Atlântica e suas espécies”, comenta Tays Daiane Izidoro, gerente da área de Educação Ambiental do Parque das Aves.
As visitas educacionais têm roteiros pedagógicos para diferentes níveis escolares, do infantil ao universitário, permitindo uma experiência edificante e memorável para crianças, adolescentes e adultos de instituições de ensino formal e não formal.
Visitas guiadas, autoguiadas e técnicas
Para atender os mais diversos públicos, o Parque das Aves oferece três modelos de visitas educativas: guiadas, autoguiadas e técnicas.
“Na visita guiada, alunos, professores e acompanhantes são recepcionados por educadores ambientais, que os acompanham por todo o passeio. Durante a visita, o grupo tem a oportunidade de conhecer espécies da avifauna brasileira percorrendo os aproximadamente mil e quinhentos metros de trilha em meio à Mata Atlântica. Há possibilidade de desenvolver roteiros pedagógicos exclusivos, mediante demanda, para atender a ementa escolar, tirando dúvidas e curiosidades sobre os animais observados no passeio”, comenta Tays.
Diferente da guiada, a visita autoguiada é realizada de forma independente, sem o acompanhamento de educadores. O passeio acontece no ritmo do grupo, que conta com o apoio de educadores nas boas-vindas do grupo e nos viveiros de imersão, além de placas com conteúdo educativo para aproveitar a visita.
“A visita autoguiada pode ser feita no ritmo da turma, de forma independente, sem acompanhamento integral de educadores ambientais do Parque das Aves. E, mesmo que o passeio não seja guiado, ao longo da trilha os alunos encontram outros recursos para tirar dúvidas e ter mais informações sobre os animais observados no passeio”, comenta Tays.
A terceira modalidade de visita é a técnica, oferecida para grupos universitários e de profissionais, também guiada por um educador ambiental e complementada por dois técnicos especializados de duas áreas de interesse que são escolhidas pelo grupo previamente no agendamento.
“Na primeira etapa da visita técnica, com duração de 2 horas e meia, os alunos estão na presença de um educador ambiental percorrendo as trilhas do Parque das Aves. Já na segunda, eles têm uma conversa com dois colaboradores de diferentes áreas técnicas do Parque das Aves, adquirindo conhecimentos mais aprofundados sobre nosso trabalho de conservação e abrigo de espécies da Mata Atlântica e suas áreas de interesse”, comenta Tays.
Visitas educativas no Parque das Aves
Anualmente o Parque das Aves recebe, em média, 20 mil alunos em grupos escolares de variadas faixas etárias, vindos de várias regiões do Brasil e da América Latina.
“Estamos preparados para receber grupos variados, com os quais compartilhamos informações sobre as belezas da biodiversidade e o trabalho que realizamos para proteger a Mata Atlântica e suas espécies”, reforça Tays.
Da teoria à prática
Tays reforça que a experiência vivida por crianças e jovens durante o programa de visitas educativas oferecido pela área de Educação Ambiental do Parque das Aves possibilita que aprendam durante o contato com a natureza, além de refletirem sobre como podem contribuir para reduzir as ameaças às espécies da Mata Atlântica, como a poluição, o desmatamento, a caça, tráfico de animais silvestres, entre outros.
“As visitas consistem em uma ação educativa extremamente interessante por abordar assuntos sobre a biodiversidade e formas de proteger o meio ambiente, reduzindo assim as ameaças ao bioma em que vivemos. Aproximar e contextualizar estas temáticas a realidade dos estudantes cria um ambiente que educa e engaja as crianças e jovens que visitam o Parque das Aves”, comenta Tays.
Serviço:
O quê: Programa de Visitas Educativas
Onde: Parque das Aves
Agendamento: https://www.parquedasaves.com.br/visite/edu/
Obs.: A sugestão é que a escola tenha um responsável para cada 15 alunos
Assessoria