A depressão afeta muitas pessoas em todo o mundo e se caracteriza por sentimentos de tristeza, desesperança e falta de interesse em atividades que normalmente seriam prazerosas.
Quais são os principais sinais?
Os sintomas da depressão variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem uma combinação de humor deprimido, perda de interesse em atividades, alterações no apetite e no sono, baixa energia e fadiga, baixa autoestima, dificuldade em concentrar-se e pensamentos de morte ou suicídio.
Quais são as possíveis causas?
Embora a depressão possa ter várias causas diferentes, incluindo genética, desequilíbrios químicos no cérebro e eventos estressantes da vida, muitos especialistas acreditam que uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais a causa.
Tem tratamento?
Diversas maneiras de tratar a depressão incluem psicoterapia, medicação antidepressiva e mudanças no estilo de vida. A terapia cognitivo-comportamental é uma das formas mais eficazes de tratá-la, pois ajuda os pacientes a identificar e mudar padrões de pensamento negativos.
Os níveis de serotonina e outros neurotransmissores no cérebro podem ser regulados com o uso de medicação antidepressiva, que é outra opção útil no tratamento. Além disso, fazer mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios regularmente, dormir o suficiente e evitar o uso de álcool e outras drogas, pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão.
Por que a depressão se tornou o mal do século?
Em primeiro lugar, mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, tornando-a uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.
A vida moderna é estressante e, às vezes, solitária, o que pode levar à depressão devido às pressões da vida cotidiana, como trabalho, escola, finanças e relacionamentos.
Além disso, a tecnologia moderna, como smartphones e redes sociais, pode contribuir, ao fazer as pessoas se sentirem mais isoladas e solitárias.
A falta de acesso ao tratamento é um grande problema quando se trata de tratar a depressão. O medo de serem julgadas ou estigmatizadas por sua condição pode impedir as pessoas de procurarem ajuda profissional.
A depressão pode ter efeitos prejudiciais em outras áreas da vida, como o desempenho acadêmico ou profissional, as relações interpessoais e a saúde física. Não tratar a depressão pode levar a outros problemas de saúde mental, como ansiedade e abuso de substâncias.
Como prevenir a depressão?
Para prevenir a depressão, é importante que as pessoas levem um estilo de vida saudável e equilibrado, que inclua uma dieta saudável, façam exercícios regulares e tenham sono suficiente. As pessoas devem manter-se conectadas com outras e buscar apoio social, o que pode ser benéfico.
Por fim, as pessoas devem procurar ajuda profissional se estiverem experimentando sintomas de depressão, mesmo que pareçam leves. Quanto mais cedo as pessoas procurarem ajuda, melhor será o resultado do tratamento.
Dra. Simone Radecki é Médica Psiquiatra
CRM PR 30291 RQE 21928
Rua Marechal Floriano, 960, centro. Torre Marechal. Sala 86. Foz do Iguaçu – PR.