Acessou o QR Code do Vila A Mais para ler mais sobre Mindfulness?
Então confira o conteúdo produzido especialmente para você, com entrevista da psiquiatra Dra. Simone Radecki, de Foz do Iguaçu.
Por Daniela Pereira
Saúde mental para toda a família: vamos conhecer o mindfulness?
O estado de consciência proposto pelo Mindfulness, que em uma tradução do inglês para o português significa “atenção plena”, vem de uma tradição budista com mais de 2.500 anos de história e propõe que prestemos atenção ao que acontece interna e externamente conosco, assim como aos pensamentos, no lugar de tentar evitá-los.
Uma prática que, segundo estudiosos, permite às pessoas fortalecerem a conexão consigo mesmas e assim estabelecerem uma melhor compreensão do presente deixando com que questões passadas e futuras parem de exercer poder sobre as mesmas, consequentemente, diminuindo o estresse e a ansiedade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições.
O cenário atual é desafiador: excesso de telas, de estímulos e de informações desde muito cedo potencializam sentimentos de ansiedade e de estresse. Não restam dúvidas dos malefícios à saúde esta sensação de “ausência”, mesmo quando se está na companhia de alguém, pode gerar.
O Mindfulness chega como um aliado para o paciente psiquiátrico, para ajudar a trabalhar a capacidade de trazer a pessoa para o presente: “aqui e agora”! Isso pode ser obtido ao se trabalhar desde uma prática de meditação até mesmo durante uma caminhada ou ainda neste exato momento, onde você estiver, após terminar de ler este texto. Esta prática ajuda na concentração e a diminuir a ansiedade, e isso contribui diretamente na saúde mental.
Uma pesquisa realizada pelo pesquisador Judson Brewer, do Yale School of Medicine Department of Psychiatry, demonstra diversos benefícios que a técnica de meditação apresenta no tratamento de patologias como depressão e ansiedade, no uso de substâncias lícitas e ilícitas e na mudança de hábitos, difícil de ser realizada, mas com pontos positivos para o tratamento de diversos transtornos, além da redução da taxa de reincidência da depressão, de comportamento impulsivo, de autolesões e de pensamentos suicidas.
Como começar a praticar o Mindfulness
– Concentre-se neste momento, onde você está, qual som escuta, como seu corpo está?
– Tente sair do piloto automático e procure ficar atento à realidade na qual você está agora.
– Procure evitar outros pensamentos que provavelmente virão à sua mente, sejam quais forem.
Tente apenas se concentrar no presente e desfrute das sensações que isso poderá lhe trazer.
Este conteúdo foi útil?
Nos ajude a saber e deixe suas dúvidas ou comentários.